Carregando...

Se existe uma expressão que define à risca as atividades de uma agente comunitária esta é ’trabalho de formiguinha’. Como integrante de um batalhão feminino, ela visita diariamente famílias de regiões consideradas de elevada vulnerabilidade social. Leila Henriques comenta.

  • Data :25/03/2010
  • Categoria :

Trabalho de formiguinha

Um batalhão feminino vai de porta em porta para melhorar a qualidade de vida de famílias carentes

Ciça Vallerio - O Estado de S.Paulo

Se existe uma expressão que define à risca as atividades de uma agente comunitária esta é “trabalho de formiguinha”. Como integrante de um batalhão feminino que se espalha pela cidade, essa profissional visita diariamente famílias de regiões consideradas de elevada vulnerabilidade social, ou seja, sujeitas a todo tipo de problema que uma vida precária é capaz de trazer.

Devidamente treinada, a agente comunitária chega a entrar nas casas de cerca de 200 famílias por mês, das mais carentes às pouco mais estruturadas, na periferia de São Paulo. Essa proximidade cria uma relação de confiança e a faz conhecer como poucos a realidade dessas pessoas, suas histórias, necessidades e problemas.

Quitéria Lourdete Sales de Oliveira, de 46 anos, casada e mãe de dois rapazes, é uma dessas “formiguinhas”. Como agente de saúde, faz parte da equipe contratada pelo Programa Saúde da Família, que atua na capital, sempre em parceria com a Prefeitura e uma organização social - neste caso, a entidade filantrópica Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC). Por mês, Quitéria visita 190 famílias moradoras do bairro Vila Guacuri, localizado na região de Pedreira, próxima a Interlagos, zona sul de São Paulo.

“Minha função é promover a saúde, levando informações sobre prevenção de doenças, e orientar a comunidade sobre a importância dos exames periódicos e vacinação”, resume Quitéria. “Também faço a ponte entre o posto de atendimento e as pessoas.” Nesse trabalho, encontrou a oportunidade de continuar atuando na comunidade onde mora, só que, em vez de voluntária, tornou-se profissional assalariada.

Quitéria sempre foi uma mulher engajada. Antes de se tornar agente de saúde, trabalhou como voluntária na Pastoral da Criança, fundada pela saudosa Zilda Arns, e na associação de moradores do seu bairro, Vila Guacuri. Com a capacitação que recebeu, hoje entende de doenças que conhecia superficialmente. “Mostro também como se pode adquirir hábitos mais saudáveis no dia a dia, para evitar doenças”, conta. “Por maior que seja a dificuldade de acesso à alimentação, sempre há o que mudar.”

O gerente médico da ACSC, que coordena o programa com as agentes de saúde, Roberson Kitamura, explica que o trabalho delas está voltado prioritariamente para a prevenção de hipertensão, diabetes, tuberculose, câncer, e o acompanhamento de gestantes e crianças, principalmente com menos de 2 anos. “A presença feminina maciça (elas representam 90% desses profissionais) facilita a entrada do programa nos lares”, observa. Afinal, as pessoas têm menos resistência para receber uma mulher em casa do que um homem.

Pouco a pouco

No contato direto com a família, as agentes comunitárias orientam sobre higiene, responsabilidade ambiental, ajudam em campanhas específicas de saúde - como a da dengue -, identificam casos de alcoolismo e de violência doméstica. Enfim, tornam-se referências fundamentais na comunidade.

“Vestimos e suamos a camisa”, avisa Mariselma Ferreira Sousa da Silva, de 49 anos. “É muito gratificante semear informações e perceber pequenas mudanças positivas em uma família.” Ela cuida das equipes do Programa Ação Família, que atuam nos bairros Jardim Lapenna, Jardim São Vicente e Jardim Pantanal, localizados em São Miguel Paulista, zona leste.

Com metodologia desenvolvida pela Fundação Tide Setubal, em parceria com a Prefeitura, o trabalho tem como objetivo investir na autonomia das famílias, para que passem a correr atrás de seus direitos, sem se esquecerem dos seus deveres. Ao invés de enveredar para o assistencialismo, Mariselma batalha para que as pessoas descubram suas qualidades e aprendam a reivindicar recursos públicos para reduzir as carências da comunidade.

Um dos exemplos mais emblemáticos desse trabalho é a questão do lixo. “Aqui havia pilhas de sujeira e ratos, que brigavam pela comida”, conta Mariselma, que é casada, tem quatro filhos e é formada em Assistência Social. Os moradores se organizaram e conseguiram que o Departamento de Limpeza Urbana (Limpurb) disponibilizasse um pequeno caminhão para entrar nas vielas e recolher todo o lixo. De quebra, as pessoas passaram a condicionar os detritos de forma adequada.

As mulheres são fundamentais para a construção da cidadania dentro da família, e essa é sempre a porta de entrada para as transformações sociais, acredita Lúcia Amadeo, de 49 anos, coordenadora do Programa Ação Família da Fundação Tide Setubal. “Elas percebem que são capazes de alavancar melhorias primeiro dentro dos seus lares e, depois, nas suas comunidades”, ressalta.

Vocação

O voluntariado motivou Mariana de Brito, de 22 anos, estudante de Educação Física, a mudar a sua própria realidade. Moradora do Jardim Ângela, na zona sul, ela poderia ter o destino de outros jovens da região, que se enveredaram para o mundo do crime. Ou poderia ter se tornado uma mãe precoce, como muitas de suas amigas e vizinhas, estando num subemprego e longe da escola, sem perspectiva alguma.

Sua vida, no entanto, deu um salto quando soube das atividades realizadas pela organização Sociedade Santos Mártires. “Recebi um papelzinho e fui ver do que se tratava”, lembra Mariana. “Tinha 15 anos, comecei fazendo cursos que a entidade promovia, depois me tornei educadora voluntária e, em 2005, fui contratada para trabalhar nos programas sociais.”

No início, dava aulas de cidadania e projetos na comunidade. Com a experiência adquirida, foi convidada para trabalhar em um dos 29 serviços oferecidos pela Santos Mártires: o RAC - Redescobrindo o Adolescente na Comunidade, programa que atende menores infratores encaminhados pela Fundação Casa (antiga Febem) e pela Vara da Infância e Juventude. Aqueles que estão em liberdade assistida ou que são obrigados a prestar serviços à comunidade. Mariana faz parte da equipe que os recebe - basicamente, formada por mulheres - e acompanha seus passos.

Durante o período de reabilitação, os adolescentes participam de oficinas socioeducativas, como as de pintura, violão e artesanato, entre outras atividades. “Eles chegam aqui cheios de estigmas, são mal vistos na família, na escola e no bairro”, conta. “Por isso é importante reintegrá-los, fazendo com que se ocupem de forma produtiva.”

O programa Redescobrindo o Adolescente na Comunidade virou livro e modelo para outras iniciativas. Um dos criadores é o psicólogo Sergio Bosco, gerente de planejamento da Santos Mártires. Na sua opinião, são trabalhos voltados para comunidades carentes que ajudam a evitar uma convulsão social numa metrópole com tantos problemas como São Paulo.

“A cidade só não teve um boom de violência por causa da atuação dessas organizações sociais, que conseguiram sobreviver até hoje graças a parcerias com instituições privadas e públicas.”

Notícia publicada no estadao.com.br , em 6 de março de 2010.

Leila Henriques comenta*

Realmente, é um trabalho de formiguinhas, porque a sua atuação parece a nós, que estamos de fora, algo quase que invisível, por se perder na multidão de casos a serem observados e atendidos dentro das possibilidades da formiguinha, e por ir nos locais de onde a maioria de nós foge e só mesmo as formiguinhas se aventuram.

Talvez, por isso, por se fugir do que não é bonito, pois a miséria humana fere nosso senso estético, esse trabalho tão belo é tão pouco divulgado.

Quantas reportagens dessas já vimos estampadas em primeira página, para incentivar a ajuda a projetos de tanta importância?

Projetos como o das formiguinhas mostrarão o seu real valor não só a curto e a médio prazo, mas talvez, principalmente, a longo prazo, ao tirarem das ruas e das possibilidades de engajamento no crime as crianças e os jovens aos quais estão sendo dadas opções mais dignas, mostrando-lhes que suas mãos não foram feitas para empunhar uma arma, mas para usarem ferramentas que constroem ao invés de destruírem.

Muitos descobrem, nestas oportunidades, vocações que ficariam adormecidas, caso não fossem despertadas por esse trabalho de amor, como é o caso de Mariana de Brito, citado na reportagem.

AS formiguinhas, assim como os projetos desenvolvidos por grupos voluntariados, vão onde é extrema a necessidade, necessidade de praticamente tudo, desde os mais básicos hábitos de higiene e de cuidados com a saúde até as noções de como melhor viver em comunidades, orientando seus moradores a agirem de forma mais responsável para o bem de todos, como é o caso da coleta do lixo, também narrada na reportagem.

Nosso mundo ainda é de provas e expiações pela necessidade que muitos de nós ainda têm de aprender pela cartilha das aflições de toda ordem.

Mas, nestes exemplos que aqui estamos vendo, e em tantos outros que não são divulgados, mas sabemos que existem, percebemos que é chegada a hora de brilhar o amor fraterno nas Almas dispostas à ação de transformar esta Humanidade e dar a ela a possibilidade de ascender ao degrau de Humanidade Regenerada.

Este é um trabalho de formiguinha porque tem que ser plantado de coração em coração, Alma por Alma, procurando os solos férteis e possíveis de dar os frutos necessários a abastecer a Nova Terra.

Muitos solos já preparados esperam o seu semeador, ou a sua formiguinha.

Que muitas apareçam e que a elas seja dado o devido valor para que tenham possibilidades de se multiplicarem, tirando de muitos corações o ódio, o desespero e neles colocando a esperança de um futuro melhor.

Lembremos que Jesus nos disse que suas palavras eram para os simples e humildes de coração.

Essas formiguinhas, em geral de origem humilde, parecem ser os ouvidos e os olhos que Jesus escolheu para ver as necessidades de seus irmãos e ouvir as palavras amorosas do Mestre, as convocando ao trabalho do amor fraterno.

  • Leila Henriques é espírita e colabora na divulgação da Doutrina Espírita na Internet.