Carregando...

  • Início
  • Como a decisão de não ter filhos tem afetado a vida de casais

O tamanho do impacto que o movimento “livre de crianças” pode ter nas decisões das gerações futuras sobre ter filhos ou sobre a percepção mais geral que as pessoas têm daqueles que não são pais ainda está sendo analisado. Selma Trigo comenta

  • Data :12/11/2023
  • Categoria :

“Como a decisão de não ter filhos tem afetado a vida de casais”

O número de casais que, conscientemente, não querem ter filhos tem aumentado, conforme matéria publicada pela BBC News Brasil. Por outro lado, pesquisadores argumentam que a aceitação social e a compreensão da decisão de viver sem filhos não aumenta na mesma velocidade. De acordo com a matéria, “especialistas afirmam que o aumento dos influenciadores e comunidades online enaltecendo as pessoas que não querem ter filhos é uma indicação de que as normas sociais estão mudando.”

A íntegra da matéria pode ser acessada em:
https://www.bbc.com/portuguese/articles/c3g335ge6xno?at_campaign=Social_Flow&at_link_id=83ED137E-B9E0-11ED-9342-D56BAD7C7D13

O comentário a seguir é de Selma Trigo

Estamos vivendo em uma sociedade cada vez mais imediatista e narcisista.
Pessoas vivem focadas em si mesmas e buscando a “tal liberdade”, não desejando comprometimentos que venham interferir em seus interesses próprios, esquecendo que toda ação pessoal reflete no todo da existência.
A sobreposição de conceitos materialistas, que visam somente o próprio prazer, aos valores humanos (morais e espirituais), com o tempo se desgasta. O “de bem com vida”, quando e dá conta que o tempo passou e que as fantasias dos seus interesses já não são tão interessantes mais, pelo próprio desgaste natural, tem a “ficha que começa a cair” e, quando se dá conta, está num calabouço existencial que provoca um vazio interior.
Por conta de ações do pensar somente em si, sem comprometimento com as circunstâncias reais da vida provocam, consequências sérias que afetam outros indivíduos. Por exemplo, a maternidade: que favorece a encarnação de um Espírito para que possa evoluir no seu processo de crescimento espiritual, sem deixar de falar dos laços espirituais que existe entre os seres, e que a reencarnação oferece os ajustes necessários.
A paternidade é uma benção divina, que favorece o exercício do amor desprendido. Movimenta as energias que alimentam as forças espirituais do reencarnante, contribuindo com seu desenvolvimento. Por isso é uma missão. Claro que nem todos estão no patamar dessa entrega que exercita a libertação do egoísmo.
Como nos disse Eurípedes Barsanulfo: “A reencarnação não é apenas um voltar de novo…”
Existe no planejamento reencarnatório muitas questões a serem resolvidas e quando se vai adiando e tentando outras estradas na existência que priorizem somente o “Eu” sem se comprometer com o “Nós” de alguma forma, em algum momento, terá que se deparar com àquilo que se tenta “fugir”. Eis a questão.
Enquanto isso, outros casais buscam a gravidez, sonham em ter seus filhos e vivenciar cada etapa dos cuidados de uma criança como se fosse única.
Outros, além da dedicação e carinho por seus filhos, ampliam os braços no acolhimento de filhos de outras mães que por um motivo ou outro não puderam, ou não quiseram assumir a maternidade.
Não ter um filho exclusivamente por interesse próprio é o reflexo do egoísmo que ainda impera em alguns casais. Mas “cada um com seu cada um” utilizando seu livre-arbítrio e quem sabe, no momento que despertarem, seja pelo amor ou pela dor, o valor da paternidade, seja nesta ou em outra existência, possam aprender a dor o amor incondicional, saindo de si para o outro, oportunizando a vida para muitos que aguardam na espiritualidade a chance de ser acolhido e impulsionado em seu progresso interior. “O amor resume inteiramente a Doutrina de Jesus, porque é um sentimento por excelência, e os sentimentos são os instintos elevados à altura do progresso alcançado…” (E.S.E. cap. XI item 8).

  • Selma Trigo é espírita e colaboradora do Espiritismo.net.

Bibliografia:
KARDEC, A. 2010. O Evangelho segundo o Espiritismo. 5.ed., CELD, Rio de Janeiro, RJ. AMUI, A.B.F. pelo Espírito Eurípedes Barsanulfo. 2011. O que é Evangelização dos Espíritos. 3. ed., Editora Esperança e Caridade, Sacramento, MG.