Espiritismo .NET

Mundo espiritual

Como é a hierarquia dos espíritos?

- Allan Kardec fez uma classificação dos Espíritos, conforme suas características morais e intelectuais. Esta classificação como ele mesmo explica não é absoluta e apenas ajuda a compreender melhor as diferenças existentes entre os mais evoluídos e os mais atrasados. Outras classificações podem ser feitas dependendo do ponto de vista do autor.

Em geral podemos estabelecer 3 grandes ordens dos Espíritos:

Primeira ordem. - Espíritos puros: "Nenhuma influência da matéria. Superioridade intelectual e moral absoluta, com relação aos Espíritos das outras ordens."

Segunda ordem. - Bons Espíritos: "Predominância do Espírito sobre a matéria; desejo do bem. Suas qualidades e poderes para o bem estão em relação com o grau de adiantamento que hajam alcançado (...)"

Terceira ordem. - Espíritos imperfeitos: "Predominância da matéria sobre o Espírito. Propensão para o mal. Ignorância, orgulho, egoísmo e todas as paixões que lhes são conseqüentes."

Dessa forma podemos ver que em geral, nós encarnados atualmente na Terra pertencemos à 3ª ordem. Ao nos decidirmos pelo bem e pelo conhecimento, passamos para a segunda, embora ainda sejamos arrastados ao mal.

Finalmente, quando alcançamos a plenitude de comunhão com as Leis de Deus, chegamos a primeira ordem.

Existem ainda classes dentro dessas ordens, conforme a classificação feita por Allan Kardec. Para maior aprofundamento, veja as questões 100 a 127 de O Livro dos Espíritos, do mesmo autor.