Espiritismo .NET

Evangelização

Gostaria de obter uma orientação sobre evangelização infantil... livros, materiais, instruções, conselhos. Quais os caminhos?

- Para o Maternal, Jardim de Infância, 1º Ciclo de Infância, procure livros com figuras chamativas. Pode-se trabalhar músicas relacionadas a cada história (com coreografia). Você pode transformar a leitura (posteriormente) em contação de história com fantoches ou cineminha. Para ciclos maiores, você pode começar o incentivo à leitura através de estudo dirigido de algum texto (você prepara o texto para leitura e avisa com antecedência que aspectos do texto eles devem levar em conta, depois cria uma discussão circular, permitindo que eles falem.)

Posteriormente, você sugere um livro que pode ser apresentado a outros ciclos ou nas festas do Centro Espírita através de dramatização, ou criação de poesias, ou um pequeno coral cantando músicas relacionadas à história. Pode-se também criar atividades de recorte e colagem onde, colando bolinhas de papel ou sementes e grãos, eles criam imagens dos personagens e paisagens que viram na história, ciclos maiores gostam muito dessa atividade manual. Além de, no final de cada leitura, haver a promoção de um debate em sala para que eles possam transmitir entre si as impressões que tiveram do livro.

___________________

Características e necessidades normais para a idade de 24 a 36 meses

. Já compreende que a comunicação através de palavras se faz muito mais fácil do que por gestos;

. Conhece e também tem habilidade em distinguir frente, atrás, em cima, em baixo;

. Tenta reproduzir as atitudes dos adultos - o bolo de areia é igual ao bolo da mamãe;

. Sobe e mexe em tudo, exigindo muita paciência e atenção por parte dos adultos;

. Para mantê-la ocupada por algum tempo é bom colocar perto dela, peças, argolas, bolas plásticas coloridas, jogos de encaixe, etc;

. Gostam de utilizar papel, cartolina, lápis, giz de cera, quadro negro e gizes coloridos;

. Apreciam brinquedos tipo trens, carros, bonecos, joão-bobo;

. As historinhas devem conter elementos conhecidos e de seu interesse.

Nessa idade a criança precisa de colo e muito carinho!

O evangelizador da sala de maternal deverá reservar sempre um tempo para que as crianças brinquem com os brinquedos do centro. Esses brinquedos devem ser apropriados para a idade. Devem ser guardados em sacolas bem fechadas para que estejam livres do contato com insetos já que nessa idade as crianças costumam levar os objetos à boca.

Mais do que qualquer outro evangelizador, o de maternal deverá analisar muito profundamente as atividades que realizará em sala de aula.

É importante que haja pessoas para auxiliá-lo nessa tarefa pois sempre haverá aquele que deseja ir ao banheiro e em nenhum momento o restante da classe deverá permanecer sem a supervisão de um adulto. Não havendo trabalhadores suficientes, é preferível que as crianças fiquem em companhia dos pais.

"Evangelizadores! Estamos juntos na importante tarefa da Evangelização Infantil.

Sabemos que há muito o Plano Espiritual nos espera. Na certeza de contarmos com a cobertura dos abnegados mentores ligados à infância, jamais poderemos decepciona-los na ociosidade, ou na falta de responsabilidade, ao assumirmos este ideal sob a égide de Jesus.

Abracemos esse trabalho como verdadeiros tarefeiros de AMOR." Rosinha (espírito)

__________________

Sugestão para crianças do 2º ciclo evangelização - diferentes ordens dos espíritos:

Segundo O Livro dos Espíritos, "A classificação dos Espíritos se baseia no grau de adiantamento deles, nas qualidades que já adquiriram e nas imperfeições de que ainda terão de despojar-se. Esta classificação, aliás, nada tem de absoluta. Apenas no seu conjunto cada categoria apresenta caráter definido." (LE, parte 2ª, Cap. I, Escala Espírita)

Uma boa oportunidade de apresentar essa informação é na aula relativa ao Módulo I - Espiritismo, Unidade III - Bases do Espiritismo, Subunidade - Pluralidade dos Mundos Habitados onde, aliado à informação de que existem diversos mundos, de diversos tipos, também há diversos tipos de espíritos, agrupados na sua faixa de evolução mas que bons ou ruins todos estão sendo guiados pelas Leis Naturais de Deus.

Para crianças de 9 e 10 anos não seria interessante abordar todas as classes de espíritos, somente suas ordens que são 3:

- Terceira ordem. - Espíritos imperfeitos. CARACTERES GERAIS. - Predominância da matéria sobre o Espírito. Propensão para o mal. Ignorância, orgulho, egoísmo e todas as paixões que lhes são conseqüentes.

- Segunda ordem. - Bons Espíritos. CARACTERES GERAIS. - Predominância do Espírito sobre a matéria; desejo do bem. Suas qualidades e poderes para o bem estão em relação com o grau de adiantamento que hajam alcançado; uns têm a ciência, outros a sabedoria e a bondade. Os mais adiantados reúnem o saber às qualidades morais.

- Primeira ordem. - Espíritos puros. CARACTERES GERAIS. - Nenhuma influência da matéria. Superioridade intelectual e moral absoluta, com relação aos Espíritos das outras ordens. (LE, parte 2ª, Cap. I, Escala Espírita)

Se o Departamento de Infância e Juventude de sua Casa Espírita disponibilizar recursos didáticos, esse assunto pode ser desenvolvido através de: contação de história, teatro dentre outros. Você pode criar uma história com 3 personagens (cada um com as características gerais de uma ordem de espírito) onde o final da história seja que, o personagem Espírito Puro consiga tocar o coração dos demais para que estes pratiquem o bem. Se você escolher essa idéia você pode fazer:

1. Usando cineminha (uma caixa de supermercado, coberta com papel colorido, onde tem dois eixos que são onde a estória estará enrolada. Girando o eixo de baixo a estorinha vai passando, e uma luz no fundo da caixa faz com que os evangelizandos vejam a história. O papel onde é desenhada a história deve ser papel vegetal ou manteiga (que sejam semitransparentes);

2. Usando fantoches;

3. Dramatização (você escreve uma pequena estória previamente e pede que os evangelizandos encenem, ou você separa a sala em grupos e eles mesmos escrevem as cenas da peça);

Pode ser usada também a técnica de recorte e colagem (você faz uma pequena explanação das 3 ordens de espíritos e pede que eles representem através de recorte e colagem o que absorveram das informações). Ou após a explanação você usa uma dinâmica de recreação para verificação da aprendizagem. Aqui colocaremos um modelo de dinâmica que pode ser usado, mas você pode procurar nas apostilas da FEB ou outros livros de dinâmicas de grupo.

___________________

A TÉCNICA DO AUTÓDROMO - O Evangelizador desenha em cartolina ou no quadro-de-giz uma pista de autódromo, com sua faixa de saída e chegada; Preparada a pista do autódromo, o evangelizador percorrerá os grupos atribuindo a cada um uma letra. O evangelizador lerá pausadamente uma ou duas questões de verdadeiro-falso elaboradas de acordo com o conteúdo ensinado. Ao sinal de um apito, os grupos terão 30 segundos para discutir se está verdadeiro ou falso; Findado o tempo, o grupo escolhe um evangelizando do grupo que deve colocar-se de pé, e o evangelizando marca num quadro a parte a resposta de cada grupo. Tendo o grupo acertado, anda-se uma casa na pista do autódromo. Tendo errado, retrocede uma casa. Vence o grupo que acertar mais perguntas, chegando na frente na pista.

Essa brincadeira dá emoção aos participantes que se sentirão mais animados a responder corretamente para alcançar a vitória.

___________________

Sugestões

-> No Portal Espiritismo.net, vá a palestras virtuais, procure por tema e você vai encontrar: 23/10/98 - Evangelização Infantil - Elizabeth Operti 26/03/99 - Evangelização Infantil - Marilena Mota Carvalho 21/02/03 - Os Três Mil Dias para Educar - Darcy Moreira.

-> site www.novavoz.org.br -> livros do Walter de Oliveira Alves - Prática Pedagógica na Evangelização - volume 1 e 2 - Instituto de Difusão Espírita - (19) 3541-0077 - www.ide.org.br.

-> neste endereço tem estudos e outras coisas sobre evangelização: atividades, historinhas, uma vasta bibliografia, etc... - www.cvdee.org.br/ev_evangelize.asp.

-> www.feesp.org.br (Há uma seção sobre Infância e Juventude), com sugestões de livros bastante interessantes.

-> Federação Espírita Brasileira em seu Departamento de Infância e Juventude, (FEB, SGAN 603 - CONJUNTO "F" BRASÍLIA - DF - CEP: 70830- 030 - FONES: (61) 3226-5195 OU 3224-3768 - FAX: (61) 3323-3010 - E- MAIL: feb@febnet.org.br para maiores esclarecimentos.

-> Na Revista Reformador vem uma lista completa dos livros infanto-juvenis, como também de outros livros. Em outras editoras, nas livrarias, procure apreciar as obras e ver se podem ser adequadas em trabalhos de leitura na Casa Espírita.