Espiritismo .NET

A Equipe de Atendimento Fraterno

Histórico

Desde a constituição do grupo de trabalho que originou o IRC-Espiritismo (atual Espiritismo.net), em sua forma estruturada, ocorrida no dia 1° de junho de 1997, o serviço de Atendimento Fraterno foi considerado uma das atividades mais importantes dentro dos objetivos fundamentais do trabalho.

Nesta ocasião, no documento de diretrizes de operação do IRC-Espiritismo, constava a recomendação para que os trabalhadores do canal #Espiritismo realizassem atendimentos privados a todos os usuários que o solicitassem ou que demonstrassem necessidade por sua condição emocional.

Desde então, os atendimentos fraternos fazem parte do trabalho normal e rotineiro realizado pelos operadores (atualmente em atividade no Paltalk). Muitos casos bem-sucedidos ocorreram e trouxeram sentimentos gratificantes.

Na segunda versão do documento de diretrizes de operação do IRC-Espiritismo, elaborada em julho de 1998, constava o seguinte texto:

"Cap XII - Indicação de Procedimentos Padrão de Operação do Canal

"O Atendimento Privado é, talvez, um dos pontos mais importantes do Canal #Espiritismo; é onde os mentores espirituais têm o trabalho mais direto com os Operadores. A forma de se atender a uma pessoa não pode ser padronizada com regras, mas devemos lembrar que tanto mais preparados estaremos quanto mais nos resguardarmos com a prece e a vida reta e digna. Deixemos que os amigos espirituais responsáveis pelo Canal e os Espíritos amigos trabalhem nos intuindo para que possamos levar a Doutrina Consoladora, na Internet, realmente às vias de fato da Consolação".

Na ocasião da realização do VIII IRContro do IRC-Espiritismo, ocorrido em Campinas/SP, entre os dias 16 e 18 de abril de 1999, foi deliberado por consenso entre os 15 operadores presentes a criação de um grupo de trabalho focado na atividade de Atendimento Fraterno, dada a grande relevância da tarefa. Na ata da reunião constava:

"9) Foi expressa uma preocupação com o controle da qualidade dos atendimentos fraternos, visto que há uma grande responsabilidade associada a esta tarefa. Foi sugerida a criação de uma pequena comissão que ficará responsável por atender os casos mais graves e delicados. Foi sugerido também que seja permitido ao público solicitar e receber atendimento fraterno por e-mail. Para tanto, será criado um endereço de e-mail redirecionador e/ou uma home page específica para esse atendimento. Foi recomendado ainda que seja feito, sempre que possível, contato telefônico para dar continuidade ao atendimento de pessoas mais necessitadas".

Naquele mesmo ano, na reunião da Administração, ocorrida em 18 de maio, foi nomeado Osmir da Silva Freire o coordenador do grupo de Atendimento Fraterno do IRC-Espiritismo, encarregado de estruturar as diretrizes da tarefa e arregimentar os colaboradores.

Após um valoroso esforço de organização, elaborou-se nos meses seguintes um documento de diretrizes, um treinamento visando padronizar a forma de atuação dos trabalhadores engajados na atividade e, então, divulgada a tarefa. No dia 17 de agosto de 1999 foi realizada a reunião inaugural de atendimento ao público no canal #Espiritismo_Atendimento, no IRC.

Desde então, a tarefa se realiza regularmente, semanalmente no Paltalk, e por e-mail, semeando paz e colhendo os frutos de consolação.

*****

A Tarefa

O Serviço de Atendimento Fraterno através do diálogo consiste em:

- Receber fraternalmente o usuário que busca a sala de Atendimento Fraterno no programa Paltalk, proporcionando-lhe a oportunidade de expor livremente e em caráter privativo as suas dificuldades;

- Oferecer-lhe durante o atendimento orientações e estímulos de que esteja necessitando, de noções doutrinárias espíritas que o faça melhor compreender suas necessidades, conforme o caso, a indicações de serviços especializados que possam auxiliá-lo como complemento à assistência fraterna;

- Encaminhá-lo, posteriormente, às atividades de uma Instituição Espírita mais adequada a suprir suas necessidades.

O serviço de Atendimento Fraterno está perfeitamente enquadrado dentro das finalidades do Espiritismo.net.

*****

Colaboradores Atuais do Atendimento Fraterno

- Osmir da Silva Freire - MA (Coordenação)

On-line

- Ana Cristina Ribeiro Tinoco - MA
- Angela Christina Ferreira França Calvente Aranda - RJ
- Ângelo José Pavan - RJ
- Araci Cornelsen – SP
- Donizete Aparecida Medeiros Romeiro - Portugal
- Hermes Fernandes Rocha - RS
- Lúcia Virgínia Barbosa - PE
- Marcia Rodrigues Lima - MA
- Mariângela Morais Rubim - ES
- Nelson Lins Mendes - RJ
- Orlando Pereira da Cruz - SP
- Raphael Vivacqua Carneiro - ES
- Silvia Tadeu da Fonseca Pereira de Lima - DF
- Solange Gonçalves Cordeiro - RJ
- Suely Marques de Macedo - RJ

Off-line

- Ana Cristina Ribeiro Tinoco - MA
- Ana Luíza Nazareno Ferreira - MA
- André Luiz Rodrigues dos Santos - SP
- Araci Cornelsen - SP
- Carlos Miguel Pereira - Porto/Portugal
- Cicero Matias Ferreira do Nascimento Neto - MA
- Cláudia Cardamone – SC
- Cristiano Carvalho Assis – MA
- Darlene Polimene Caires - PR
- Dérek Marim de Souza - SP
- Didima Cecilia Barroso Torres Freire - RJ
- Edna Maria Lopes Camilo - SP
- Eliete Braga e Silva - AC
- Fernanda Maria Leite Lima – PB
- Humberto Souza de Arruda - MT
- Izabelle Sá - RJ
- José Antunes Gomes - Portugal
- Lúcia Virgínia Barbosa - PE
- Luiz Gustavo Carvalho Assis MA
- Luíza Helena da Silva Dias Silveira - SP
- Mabel Perito dos Santos Velez - Vila Franca de Xira/Portugal
- Márcia Leal Jek - ES
- Márcia Rodrigues Lima – MA
- Maria Dias Bellar – Barcelona/Espanha
- Maria Luíza Pereira Magalhães - CE
- Mariângela Morais Rubim – ES
- Nanci Teresinha de Oliveira dos Santos - PR
- Orlando Pereira da Cruz - SP
- Patrícia Karina Saches Bolonha – PR
- Paula Mendlowicz Mauller - RJ
- Renata Siquieroli Pereira - DF
- Rose Campos - RJ
- Sônia Maria Ferreira da Rocha - RJ
- Suely Marques de Macedo - RJ
- Valerie Nascimento - RJ
- Wanda Santos da Cruz Tristão - RJ
- Wania Flintz da Cunha – RJ
 

*****

A Operação

A atividade é desenvolvida em três modalidades: a on-line (diretamente no Paltalk, com entrevistas), off-line (através de e-mails) e direta ou convencional (quando houver oportunidade de se manter contato pessoal com o usuário):

On-line

Através da Sala Espiritismo Net Atendimento.

Esse atendimento on-line é feito às terças-feiras, das 22h às 23h30min (horário de Brasília).