Espiritismo .NET

Entrevista com Osmir da Silva Freire

Ouvir com caridade: atendimento fraterno

Entrevista de Osmir da Silva Freire, coordenador do Atendimento Fraterno do Espiritismo.net, publicada no "Luz Fraterna", Jornal Bimestral da SEEF – Ano 3, nº 2, junho/julho 2011

O Atendimento Fraterno na casa espírita é um trabalho estruturado de forma a receber, em primeira mão, as criaturas necessitadas de ajuda que procuram na Doutrina Espírita a solução ou alívio para problemas de toda ordem. Essas pessoas, na maioria das vezes, já vêm de outras experiências no campo do auxílio e procuram o Centro Espírita, como “último recurso” para seus males. Muitas vezes céticos, esses indivíduos necessitam de boa dose de estímulo para permanecerem firmes na decisão de encontrar respostas para suas perguntas. O Atendimento Fraterno desempenha esse papel de recepção, esclarecimento básico, amparo, reajuste e redirecionamento de ideias. Trata-se de uma atividade que deve ser feita com seriedade, disciplina e preparo, pois às vezes, sendo esse o primeiro contato que o assistido tem com o Espiritismo, vai obrigatoriamente refletir a seriedade ou não do trabalho da casa.

Buscando cumprir com esse objetivo, a Sociedade de Estudos Espíritas Fraternidade desenvolve esse trabalho todos os sábados a partir das 17h30 com a recepção, leitura do evangelho, explicação da sistemática da casa, entrevista fraterna e a aplicação do passe magnético.

Os trabalhadores do Fraternidade tiveram a oportunidade de participar de um seminário realizado pela FEMAR (Federação Espírita do Maranhão) acerca desse tema nos meses de maio e junho. Acompanhe a seguir entrevista com Osmir da Silva Freire, diretor de Unificação da FEMAR e trabalhador de atendimento fraterno da Sociedade de Estudos Espíritas Ismael e Associação Espírita Emmanuel, ambas casas localizadas na capital maranhense.

Osmir também coordena um trabalho de atendimento fraterno pela internet, pelo portal www.espiritismo.net.

* * *

Luz Fraterna (LF): Qual o perfil de quem procura esse trabalho de assistência?

Osmir Freire (OF): A grande maioria é constituída pelos que buscam esclarecimento, amparo, orientação ou consolo. Outros, em minoria: desejam fazer uma visita e/ou integrar-se às atividades da Casa; desejam informações ou estudo; ou têm interesse em conhecer a Doutrina Espírita.

LF: Qual o requisito básico de um trabalhador para realizar o atendimento fraterno?

OF: Conhecimento evangélico-doutrinário, maturidade emocional, bom senso, empatia, alegria, afetividade, naturalidade e segurança.

LF: Como deve ser conduzido um atendimento fraterno?

OF: Com uma boa recepção e diálogo, onde se procura conhecer a problemática vivenciada pelo assistido e depois fazer o devido encaminhamento, se for o caso, para as atividades de explanação do Evangelho, recepção de passes, água magnetizada, irradiação, e orientação para fazer o Evangelho no Lar, constituindo, essas ações, a terapia espírita.

LF: Como é realizado esse trabalho na internet? Desde quando? Como avalia?

OF: Nos atendimentos online, as reuniões são realizadas na sala EspiritismoNet Atendimento, no programa Paltalk, categoria “Central & South America / Brazil”, todas as terças-feiras, das 22h às 23h30min (horário de Brasília). As solicitações via e-mail são encaminhadas à equipe formada por colaboradores que, dentro dos fundamentos espíritas, respondem ao usuário transmitindo orientações, esclarecimentos e estímulos para a melhor solução do problema apresentado. Tanto as solicitações – relato e dados pessoais –, como as respostas, são mantidas sob sigilo, preservando sua integridade moral. Esse trabalho é realizado desde 1999 e as avaliações são feitas em cada atendimento. Todas as observações são encaminhadas a quem elaborou a resposta.

Temos também um treinamento em atendimento fraterno, antes realizado duas vezes por ano, até 2010 e, a partir de 2011, será realizado apenas uma vez, no mês de agosto. As pessoas interessadas poderão fazer as inscrições através do portal. Esse treinamento visa preparar as pessoas que desejam trabalhar na área, assim como qualificar aqueles que já trabalham e desejam se atualizar.

LF: Quais outros trabalhos na Casa Espírita estão diretamente relacionados com o atendimento fraterno?

OF: Explanação do Evangelho (palestras públicas), passes, irradiação e Evangelho no Lar. Este adotado como campanha, constando de todos os atendimentos.

LF: Quais as dicas você pode dar para um trabalhador iniciante neste trabalho?

OF: É procurar se qualificar para o atendimento, fazendo um curso na casa espírita, a exemplo do que está sendo aplicado no Fraternidade, em dois momentos: parte teórica e simulação de casos.

Osmir informa que esse grupo da internet está em processo de negociação com a Associação Brasileira de Psicólogos Espíritas – ABRAPE – para o estabelecimento de uma parceria, a exemplo de muitas outras já estabelecidas entre esta Associação e Centros Espíritas, no Rio de Janeiro e em São Paulo. “Há interesse tanto da ABRAPE quanto do www.espiritismo.net para trabalharmos juntos, tendo em vista que falta ainda no movimento espírita em geral esse apoio para os casos em que as pessoas sofrem de distúrbios de natureza psicológica”.