Espiritismo .NET

Bebê nasce depois de quase quatro meses da morte cerebral da mãe


16 de agosto de 2016


Bebê nasce depois de quase quatro meses da morte cerebral da mãe


Mãe teve um aneurisma hemorrágico. Direção do hospital em Lisboa decidiu tentar o possível para que o bebê tivesse chance de nascer.

Sandra morava em um pequeno apartamento na periferia de Lisboa. Trabalhava em um restaurante, quando ficou grávida contou para o patrão e pra todo mundo. Um dia depois de falar com a irmã, de dizer que o exame mostrou que estava tudo bem com o neném, e que tinha escolhido dar o nome de Lourenço para o menino, de manhã, Sandra passou muito mal. Uma ambulância a trouxe para o hospital de Vila Franca de Xira. No caminho ela teve duas paradas cardíacas.

Sandra foi levada para Lisboa, para um hospital especializado em casos críticos. A morte cerebral de Sandra foi constatada, mas nessa hora houve uma surpresa: o neném parecia recuperado da crise. Sandra, a mãe, estava tecnicamente morta, mas o filho se agarrava à vida, com 17 semanas.

Se deparando com uma situação tão inusitada, a direção do hospital decidiu tomar para si a responsabilidade de tentar fazer todo o possível para que o neném pudesse continuar a crescer e tivesse uma chance de nascer. Veja como terminou essa história no vídeo: https://globoplay.globo.com/v/5186190/.

Notícia publicada na página do Fantástico, em 26 de julho de 2016.


Claudio Conti* comenta

Em comentário à questão 135 de O Livro dos Espíritos, Kardec resume a lição dos espíritos sobre a estrutura do homem, demonstrando que somos trino, isto é, constituídos por três componentes principais, a saber: espírito, perispírito e corpo físico.

Espírito é o que essencialmente somos, que resiste ao tempo e evolui, varando a eternidade. Uma das etapas da existência do espírito é este ciclo reencarnatório em um mundo materialmente denso como o planeta Terra, no qual, em concordância com o mundo, vivencia experiências materiais através do contato íntimo.

Perispírito é o laço de união entre o espírito e seu corpo mais denso. Contudo, não apenas isto, mas também serve de corpo de expressão em várias situações, tal como nos momentos de emancipação durante o sono, no qual o espírito se encontra parcialmente liberto do corpo mais denso, que permanece dormindo, enquanto parte para experiências diversas, de acordo com o seu interesse.

Corpo físico é o corpo de expressão enquanto encarnados e se relacionando diretamente com a matéria densa do mundo em que existe. Todavia, este corpo não é apenas um bloco homogêneo de matéria, mas um organismo complexo formado por trilhões de organismos menores - as células - que, por processos dos mais diversos, “compreendem” seu papel individual e coletivo na estrutura em que são parte integrante para a manutenção da vida orgânica.

Desta forma, quando se fala em morte cerebral, os processos envolvidos e a real condição do sistema espírito-perispírito-corpo fisico não são bem claros para os encarnados por faltar meios de observação.

Quem poderá dizer qual era a condição real daquela mãe (espírito) em sua relação com o corpo? Qual era o papel das próprias células neste processo? Qual foi a ajuda espiritual tanto para a mãe quanto para o espírito reencarnante?

Muitas são as considerações que podem ser feitas na tentativa de responder às perguntas acima, contudo, ninguém saberá com certeza e, mesmo que a informação viesse das esferas espirituais superiores, ainda assim não teríamos condições de compreender em toda profundidade.

Os caminhos do espírito ainda são muito intrigantes e desconhecidos para a condição evolutiva em que nos encontramos. Contudo, através de histórias como esta, e tantas outras, podemos vislumbrar a beleza da Criação, na qual Deus se faz sempre presente.

Não podemos esquecer da contribuição imprescindível dos encarnados neste processo, pois, afinal, Deus ajuda as criaturas através das próprias criaturas.

* Claudio Conti é graduado em Química, mestre e doutor em Engenharia Nuclear e integra o quadro de profissionais do Instituto de Radioproteção e Dosimetria - CNEN. Na área espírita, participa como instrutor em cursos sobre as obras básicas, mediunidade e correlação entre ciência e Espiritismo, é conferencista em palestras e seminários, além de ser médium pscógrafo e psicifônico (principalmente). Detalhes no site www.ccconti.com.