Carregando...

  • Início
  • Bebê nasce depois de quase quatro meses da morte cerebral da mãe

Sandra, a mãe, teve um aneurisma hemorrágico e estava tecnicamente morta, mas o filho se agarrava à vida, com 17 semanas. Se deparando com uma situação tão inusitada, direção do hospital em Lisboa decidiu tentar o possível para que o bebê tivesse chance de nascer. Claudio Conti comenta.

  • Data :14/08/2016
  • Categoria :

16 de agosto de 2016

Bebê nasce depois de quase quatro meses da morte cerebral da mãe

Mãe teve um aneurisma hemorrágico. Direção do hospital em Lisboa decidiu tentar o possível para que o bebê tivesse chance de nascer. Sandra morava em um pequeno apartamento na periferia de Lisboa. Trabalhava em um restaurante, quando ficou grávida contou para o patrão e pra todo mundo. Um dia depois de falar com a irmã, de dizer que o exame mostrou que estava tudo bem com o neném, e que tinha escolhido dar o nome de Lourenço para o menino, de manhã, Sandra passou muito mal. Uma ambulância a trouxe para o hospital de Vila Franca de Xira. No caminho ela teve duas paradas cardíacas. Sandra foi levada para Lisboa, para um hospital especializado em casos críticos. A morte cerebral de Sandra foi constatada, mas nessa hora houve uma surpresa: o neném parecia recuperado da crise. Sandra, a mãe, estava tecnicamente morta, mas o filho se agarrava à vida, com 17 semanas. Se deparando com uma situação tão inusitada, a direção do hospital decidiu tomar para si a responsabilidade de tentar fazer todo o possível para que o neném pudesse continuar a crescer e tivesse uma chance de nascer. Veja como terminou essa história no vídeo: https://globoplay.globo.com/v/5186190/ . Notícia publicada na página do Fantástico , em 26 de julho de 2016.

Claudio Conti* comenta Em comentário à questão 135 de O Livro dos Espíritos, Kardec resume a lição dos espíritos sobre a estrutura do homem, demonstrando que somos trino, isto é, constituídos por três componentes principais, a saber: espírito, perispírito e corpo físico. Espírito é o que essencialmente somos, que resiste ao tempo e evolui, varando a eternidade. Uma das etapas da existência do espírito é este ciclo reencarnatório em um mundo materialmente denso como o planeta Terra, no qual, em concordância com o mundo, vivencia experiências materiais através do contato íntimo. Perispírito é o laço de união entre o espírito e seu corpo mais denso. Contudo, não apenas isto, mas também serve de corpo de expressão em várias situações, tal como nos momentos de emancipação durante o sono, no qual o espírito se encontra parcialmente liberto do corpo mais denso, que permanece dormindo, enquanto parte para experiências diversas, de acordo com o seu interesse. Corpo físico é o corpo de expressão enquanto encarnados e se relacionando diretamente com a matéria densa do mundo em que existe. Todavia, este corpo não é apenas um bloco homogêneo de matéria, mas um organismo complexo formado por trilhões de organismos menores - as células - que, por processos dos mais diversos, “compreendem” seu papel individual e coletivo na estrutura em que são parte integrante para a manutenção da vida orgânica. Desta forma, quando se fala em morte cerebral, os processos envolvidos e a real condição do sistema espírito-perispírito-corpo fisico não são bem claros para os encarnados por faltar meios de observação. Quem poderá dizer qual era a condição real daquela mãe (espírito) em sua relação com o corpo? Qual era o papel das próprias células neste processo? Qual foi a ajuda espiritual tanto para a mãe quanto para o espírito reencarnante? Muitas são as considerações que podem ser feitas na tentativa de responder às perguntas acima, contudo, ninguém saberá com certeza e, mesmo que a informação viesse das esferas espirituais superiores, ainda assim não teríamos condições de compreender em toda profundidade. Os caminhos do espírito ainda são muito intrigantes e desconhecidos para a condição evolutiva em que nos encontramos. Contudo, através de histórias como esta, e tantas outras, podemos vislumbrar a beleza da Criação, na qual Deus se faz sempre presente. Não podemos esquecer da contribuição imprescindível dos encarnados neste processo, pois, afinal, Deus ajuda as criaturas através das próprias criaturas.

  • Claudio Conti é graduado em Química, mestre e doutor em Engenharia Nuclear e integra o quadro de profissionais do Instituto de Radioproteção e Dosimetria - CNEN. Na área espírita, participa como instrutor em cursos sobre as obras básicas, mediunidade e correlação entre ciência e Espiritismo, é conferencista em palestras e seminários, além de ser médium pscógrafo e psicifônico (principalmente). Detalhes no site www.ccconti.com .