Carregando...

  • Início
  • Após 70 anos de namoro... eles se casaram

Tem mulher que reclama que está sendo enrolada pelo namorado ao esperar 5, 7, 9 anos pelo casamento. Agora imagine esperar por 70 anos… Foi o que aconteceu com a aposentada Maria Poutrole, de 90 anos. Ela e Damaso Bitencourt, de 103, se casaram. Claudia Cardamone comenta.

  • Data :26/05/2015
  • Categoria :

26 de maio de 2015

Após 70 anos de namoro… eles se casaram

Tem mulher que reclama que está sendo enrolada pelo namorado ao esperar 5, 7, 9 anos pelo casamento. Agora imagine esperar por 70 anos… Foi o que aconteceu com a aposentada Maria Poutrole, de 90 anos. Mas esta semana a espera acabou. Ela e Damaso Bitencourt, de 103, se casaram no civil nesta segunda-feira, 26. A união dos idosos foi registrada no cartório de Tatuí e movimentou a cidade do interior de São Paulo. Moradores e jornalistas foram ao local para registrar o momento histórico. Seu Davi não deu entrevistas porque está com pouca audição.

Motivo A aposentada Ana Alice de Almeida Soares, 73, que foi a madrinha do casal, disse que o casamento foi apenas “uma formalidade” para agradar à família, um desejo do filho de dona Maria. “Ela diz que o sonho do filho dela, de 58 anos, era que ela se casasse para não ser filho de mãe solteira".

Esquecimento Dona Ana Alice explicou que a demora para acertar a papelada teve um movido peculiar. “O seu Davi já tinha sido casado e era viúvo, precisava apresentar a primeira certidão de casamento, mas não lembrava onde tinha se casado anteriormente, só sabia que era na região de Curitiba. Demorou dois anos para juntarmos a documentação”, diz a madrinha.

Lua de mel Nada de viagens, nem noites românticas. O casal iria festejar a união em num restaurante, mas Maria protestou: “O Davi não consegue comer perto de gente, porque eu tenho que cortar o bife dele”. O jeito foi voltar pra casa, onde os pombinhos se refugiam do assédio da imprensa. O casal de idosos ainda não sabe se vai haver casamento na igreja. Com informações da Folha Notícia publicada no Portal Só Notícia Boa , em 27 de janeiro de 2015.

Claudia Cardamone comenta* Os Espíritos nos ensinaram que o casamento é um progresso na marcha da humanidade, mas não devemos nos prender às palavras. O casamento é um ritual terreno, humano, que pode ter diversas formas. Os Espíritos se referiam à união entre dois seres, não importando a nomenclatura ou à forma ao qual estes seres se uniram. No caso desta notícia, o casal vivia de acordo com as leis divinas, a preocupação do filho era apenas com a forma, com a lei dos homens. Apenas um aspecto do orgulho terreno em não ser conhecido como filho de mãe solteira. Como o amor era forte e verdadeiro, o casal resolveu vivenciar o ritual do casamento civil, que por si só pouco mudaria as relações neste longo namoro de 70 anos.

  • Claudia Cardamone nasceu em 31 de outubro de 1969, na cidade de São Paulo/SP. Formada em Psicologia, pelas FMU, e em Pedagogia, pela UNISUL. Reside atualmente em Santa Catarina, onde trabalha como professora. É espírita e trabalhadora do Grupo União e Amor de Formação Espiritual, em Paulo Lopes/SC.