Carregando...

  • Início
  • Chocado com pobreza na Índia, menino dos EUA cria ONG para doar bicicletas

Thomas Hircock tinha 12 anos quando foi pela primeira vez à Índia com o pai, que trabalha no país asiático. Ele ficou chocado com a pobreza e decidiu ajudar, perguntando o que as crianças queriam. A resposta foi: bicicletas. André Henrique de Siqueira comenta.

  • Data :07 Aug, 2013
  • Categoria :

8 de agosto de 2013

Chocado com pobreza na Índia, menino dos EUA cria ONG para doar bicicletas

O americano Thomas Hircock tinha 12 anos quando foi pela primeira vez à Índia. Ele acompanhava o pai, que trabalha no país asiático.

Thomas ficou chocado com a pobreza e decidiu ajudar, perguntando o que as crianças queriam. A resposta foi: bicicletas.

Então ele fez uma vaquinha na escola, na cidade de Filadélfia, e daí surgiu a organização de caridade Bike Club, que vem doando bicicletas deste então. Já foram mais de 400 entregues.

Com a doação, Thomas ajuda as crianças indianas a terem um meio de transporte para ir à escola.

Notícia publicada na BBC Brasil , em 16 de abril de 2013.

André Henrique de Siqueira comenta*

A educação é o resultado da mudança de atitudes em relação à vida.

Nos enganamos ao acreditar que educar é apenas criar modelos para o raciocínio melhorado. A proposta educacional contempla uma ampliação na capacidade de pensar, de sentir, de agir e de aprender. E o resultado da educação se percebe em ações.

A atitude de Thomas Hircock, o jovem americano criador do Bike Club (http://www.bbc.co.uk/portuguese/videos_e_fotos/2013/04/130416_india_ bike_vale_rp.shtml ), dá exemplo do que a educação pode fazer com um coração sensibilizado e uma mente disposta para as atitudes construtivas.

O sentimento de solidariedade decorre da percepção de que somos iguais. A noção da igualdade nos remete à natureza profunda de nossa irmandade diante das Leis Naturais. A percepção de nossa igualdade e fraternidade é a condição fundamental para que as nossas atitudes contribuam para a construção da liberdade comum, a que inclui a ajuda recíproca e o trabalho individual para a melhoria da qualidade de vida em sociedade. Este é o resultado da educação.

O contato com a experiência de Thomas Hircock nos remete a uma consideração memorável do professor Rivail, codificador da proposta filosófica do Espiritismo: “O Espiritismo não cria a renovação social; a madureza da Humanidade é que fará dessa renovação uma necessidade. Pelo seu poder moralizador, por suas tendências progressistas, pela amplitude de suas vistas, pela generalidade das questões que abrange, o Espiritismo é mais apto, do que qualquer outra doutrina, a secundar o movimento de regeneração; por isso, é ele contemporâneo desse movimento.” (Item 25, do capítulo “São chegados os tempos”, A Gênese).

A proposta espírita é uma proposta de educação da alma. Uma sensibilização das potencialidades humanas para que a razão, o sentimento e as atitudes sejam aplicadas na melhoria do bem estar comum em torno de uma proposta específica: a prática da caridade em toda a sua extensão. E não é possível praticar a caridade sem educar, os outros e a nós mesmos.

  • André Henrique de Siqueira é bacharel em ciência da computação, professor e espírita.