Carregando...

  • Início
  • Cientistas apresentam eletrônico solúvel, útil para a medicina e a tecnologia

Cientistas americanos apresentaram placas eletrônicas ultrafinas que se dissolvem naturalmente e podem ter importantes implicações tecnológicas e médicas - justamente porque se dissolvem na água ou dentro do corpo humano. Marcelo Rebollo Gomes comenta.

  • Data :23/12/2012
  • Categoria :

23 de dezembro de 2012

Cientistas apresentam eletrônico solúvel, útil para a medicina e a tecnologia

James Gallagher

Repórter de ciência da BBC News

Cientistas americanos apresentaram nesta quinta-feira placas eletrônicas ultrafinas que se dissolvem naturalmente e que podem ter importantes implicações tecnológicas e médicas - justamente porque se dissolvem na água ou mesmo dentro do corpo humano.

Segundo seus criadores, em pesquisa publicada no periódico Science , o aparelho - chamado de “eletrônico transitório” - se autoextingue assim que perde sua utilidade.

Ele é feito com uma mistura microscópica de seda, magnésio e silício, que se dissolve sem causar danos ao entrar em contato com a água.

A novidade já foi usada para proteger uma ferida e mantê-la livre de infecções. Os pesquisadores dizem que a tecnologia pode servir para implantes médicos, monitoramento de órgãos vitais e para a aplicação de medicamentos.

No campo dos aparelhos eletrônicos, pode servir, futuramente, para criar, por exemplo, celulares que se dissolvam após o uso, de forma a evitar que esses aparelhos passem anos contaminando aterros sanitários e lixões.

‘Transitórios’

O segmento de “eletrônicos transitórios” se baseia na ideia de dissolução controlada e já desenvolveu o que é chamado de “tatuagens eletrônicas”: sensores que dobram e se esticam com a pele. A ideia por trás desse segmento é exatamente oposta à do setor eletrônico tradicional, focado em criar produtos duráveis.

O silício, tão usado nesses produtos, é solúvel. A dificuldade é que o tamanho dos componentes eletrônicos tradicionais faz com que a dissolução demore muito. Assim, as novas tecnologias usam uma finíssima placa de silício, chamada nanomembrana, que se desintegra em questão de dias ou semanas.

A velocidade da dissolução é controlada pela seda: o material é coletado de bichos-da-seda, dissolvido e depois reconstituído. Ao alterar a forma como a seda dissolvida se cristaliza, mudam-se suas propriedades finais, bem como sua durabilidade.

“Eletrônicos transitórios oferecem um bom desempenho e são totalmente reabsorvidos pelo meio ambiente em um determinado período de tempo, que varia de minutos a semanas”, explica Fiorenzo Omenetto, professor da Escola de Engenharia da Universidade Tufts (EUA).

Uso médico

Diversos aparelhos já foram testados em laboratórios, incluindo uma câmera digital de 64 pixels, sensores de temperatura e células solares.

“É um novo conceito, que abre várias oportunidades”, diz à BBC John Rogers, cientista mecânico e professor da Universidade de Illinois, responsável pelo estudo na Science. “Provavelmente sequer identificamos muitas delas.”

Um campo promissor, diz ele, é o de curativos pós-cirurgias: um aparelho cujo objetivo é evitar infecções pode ser colocado no corpo ainda no centro cirúrgico. Esse aparelho só seria útil durante o período mais crítico - por exemplo, duas semanas após a cirurgia - e depois disso poderia ser dissolvido.

Além disso, pesquisadores já testaram em ratos um aparelho que “esquenta” uma ferida, para impedir a proliferação de germes.

Também planeja-se o uso dessa tecnologia para injetar doses de medicamentos no corpo ou para construir sensores cerebrais e cardíacos.

Notícia publicada na BBC Brasil , em 27 de setembro de 2012.

Marcelo Rebollo Gomes comenta*

Mais uma notícia que nos mostra a fantástica caminhada do avanço tecnológico da ciência humana. Imaginem que não faz muito tempo em que tínhamos cura apenas para algumas doenças dos homens.

É muito bom que as novas descobertas estão e continuarão em ritmo acelerado, pois, neste século, já reencarnaram e ainda chegarão muitos outros espíritos oriundos de planetas mais evoluídos para contribuir com o progresso do nosso planeta.

A medicina avançará mais ainda, chegando até o núcleo onde poderá comprovar a existência do espírito e da reencarnação. Desta forma, os cientistas conseguirão evoluir ainda mais nas descobertas, fazendo com que possam medicar sob um prisma mais sistêmico, analisando o perispírito de cada pessoa, o que provocará, ao longo do tempo, a erradicação de uma série de doenças humanas.

Doença não existe; o que há em nosso universo são irmãos doentes que pelo seu atraso moral absorvem patologias em seu perispírito e estas podem ficar por séculos, sendo que cada vez que reencarnam levam consigo, em seu corpo, os reflexos dessas mazelas até que vão se despojando em cada reencarnação.

Então a medicina trabalha junto, mas é preciso que esse avanço esteja sempre acompanhado pela transformação moral, que será o verdadeiro alicerce para que essas novas descobertas melhorem ainda mais a vida da humanidade.

  • Marcelo Rebollo Gomes é graduado em Administração, especialista em Direito do Trabalho, atuando na Universidade Federal da Fronteira Sul. Após ter passado, na infância, pelas aulas de evangelização espírita, tornou-se evangelizador infanto juvenil e trabalha como atendente fraterno no Grupo Espírita Rubem Siqueira, em Erechim, RS; integra, há 5 anos, um grupo do Estudo Avançado da Doutrina Espírita (EADE), além de colaborar como atendente fraterno no Espiritismo.net.