Carregando...

  • Início
  • Pesquisadores do Espiritismo realizam Encontro no próximo final de semana

O Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo “Eduardo Carvalho Monteiro” e a Liga de Pesquisadores do Espiritismo promovem, em São Paulo, nos dias 18 e 19 de agosto de 2012, o 8º Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo.

  • Data :11/08/2012
  • Categoria :

12 de agosto de 2012

Pesquisadores do Espiritismo realizam Encontro no próximo final de semana

O Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo “Eduardo Carvalho Monteiro” e a Liga de Pesquisadores do Espiritismo promovem, nos dias 18 e 19 de agosto de 2012, o 8º Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo. O evento será realizado em São Paulo.

O grande êxito alcançado com as edições do Encontro da Liga de Pesquisadores do Espiritismo reforçou o propósito de seus integrantes e colaboradores em promover anualmente este evento científico.

O Encontro tem se constituído em um espaço privilegiado para apresentação e discussão de conhecimentos na área e tem contado com a participação de pesquisadores de todas as regiões do país, interessados na divulgação e avaliação dos seus estudos científicos.

O ENLIPHE tem como objetivo debater ideias sobre a teoria e prática espírita, bem como incentivar a publicação de trabalhos acadêmicos voltados à temática espírita. O tema deste ano será “O Espiritismo na atualidade: das práticas cotidianas ao meio acadêmico”.

Algumas questões a serem tratadas: A Apometria tem (ou não) fundamentação científica? É possível mensurar o nível mediúnico dos indivíduos? Quais são as características estatísticas dos atributos presentes nas cartas de Chico Xavier? Qual é a relação entre medicina e espiritualidade? Quais foram os critérios científicos utilizados por Kardec? As composições musicais recebidas mediunicamente guardam as características dos autores enquanto estavam encarnados? Como manifestou-se o anticlericalismo em Uberaba e quais as suas consequências? Quais são as características do discurso religioso espírita? Qual é o perfil dos europeus que atualmente creem na reencarnação? Quem são os pesquisadores e quais são as teses e dissertações mais recentes sobre a temática espírita no Brasil?

Palestrantes e debatedores confirmados: Ademir Xavier Jr., Adolfo de Mendonça Jr., Alexandre Fonseca, Anna Lídia Gomes, Erico Bomfim, Jáder Sampaio, Jeferson Betarello, Marco Milani, Rodolfo Puttini, Sandro Fontana e Tiago Albuquerque.

O 8º Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo será realizado na sede do CCDPE-ECM, Alameda dos Guaiases, 16, Planalto Paulista, São Paulo, SP.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 5072-2211, (11) 5561-5443, (11) 99983-8425, (11) 95135-7009 e ainda nas seguintes páginas: www.ccdpe.org.br e www.lihpe.net .