Espiritismo .NET

Pesquisadores e artistas se reúnem em torno da obra de Chico Xavier, em MG

21 de junho de 2012



Pesquisadores e artistas se reúnem em torno da obra de Chico Xavier, em Belo Horizonte



A Sócio-Organização de Espiritualidade e Religiosidade (SER) promove nos dias 1º e 2 de julho de 2012 uma grande homenagem a uma das obras mais importantes da lavra mediúnica de Francisco Cândido Xavier, o Mineiro do Século, com o Seminário Lítero-Musical Paulo e Estêvão.


O evento reúne no SESC Palladium, em Belo Horizonte, músicos, poetas, atores, estudiosos e pesquisadores para celebrar os 70 anos de lançamento da obra homônima, que amplia de forma inédita nosso entendimento sobre os eventos que marcaram os primeiros passos do Cristianismo após a morte de Jesus.


Ao longo de dois dias, eles vão abordar as diversas contribuições historiográficas, arqueológicas, literárias e espirituais que Paulo e Estêvão tem a oferecer para a pesquisa e a reflexão existencial do homem contemporâneo.


No domingo acontece o lançamento do livro Paulo e Estêvão em Sonetos, escrito pelo poeta mineiro Gladston Lage, a partir da versão em Esperanto do romance histórico. Como explica o autor, "além da cultura poética e do ânimo esperantista, objetiva-se motivar a leitura da composição basilar (a quem não leu), relembrá-la estilistica e resumidamente a quem leu e subsidiar a dramaturgia".


Paralelamente, haverá exposição de desenhos feitos pelo artista plástico Adriano Alves para ilustrar a obra, apresentação de esquete da Cia. Laboro, com base nos sonetos, e um painel com a participação de Gladston Lage, Haroldo Dutra Dias, Cesar Perri, Wagner Paixão, Nestor Mazzoti, Afonso Chagas e Oceano Vieira de Melo.


Na segunda-feira, o pesquisador Haroldo Dutra Dias conduz o seminário propriamente dito, em que as reflexões sobre a vida de Paulo de Tarso serão apresentadas a partir da obra literária e emolduradas por apresentações artísticas. Participam neste dia Ladston do Nascimento, Cacau Lopes, Tim e Vanessa, dentre outros.


Inscrições e outras informações no seguinte endereço: www.pauloeestevao.com.br.