Carregando...

  • Início
  • Médicos na Espanha anunciam operação inédita em feto

Esta teria sido a primeira cirurgia do tipo bem-sucedida. Hoje com um ano e quatro meses, a pequena Alaitz sofria de atresia brônquica - uma anomalia rara que impede a comunicação adequada entre a traqueia e pulmões e as vias aéreas centrais. Reinaldo Monteiro Macedo comenta.

  • Data :14/06/2012
  • Categoria :

14 de junho de 2012

Médicos na Espanha anunciam operação inédita em feto

Médicos anunciaram na Espanha a realização de uma operação em um feto, que, segundo eles, teria sido a primeira cirurgia do tipo bem-sucedida.

Hoje com um ano e quatro meses, a pequena Alaitz sofria de atresia brônquica - uma anomalia rara que impede a comunicação adequada entre a traqueia e pulmões e as vias aéreas centrais.

Se não tivesse tido o pulmão operado ainda no útero materno, em 2010, provavelmente não teria sobrevivido.

De acordo com médicos, antes de Alaitz - que significa felicidade no idioma basco - não se conhece qualquer caso de uma criança que tenha sobrevivido a essa anomalia.

Notícia publicada na BBC Brasil , em 15 de março de 2012.

Reinaldo Monteiro Macedo comenta*

O progresso da humanidade se observa cada vez mais nítido a cada dia, numa sequência de acontecimentos que dão continuidade natural uns aos outros, deixando claro que não existe efeito sem causa, e que a vida não pertence ao acaso, que tem de haver uma inteligência primária causadora de todas as coisas.

Iniciamos nosso pequeno comentário dessa forma, porque casos como esse se avolumam a cada dia no mundo da Ciência, e em espaços relativamente curtos de tempo.

Aqui trata-se de mais uma intervenção cirúrgica no feto ainda no útero materno. E, além disso, diretamente no pulmão, devido a uma má formação congênita rara (atresia brônquica). A cirurgia foi muito bem sucedida e garantiu a vida normal da criança, que hoje conta com 1 ano e 4 meses.

O homem vem superando dificuldades e resolvendo problemas científicos, obtendo com isso melhores chances de uma vida melhor. Mas é justamente aí que nos detemos para refletir:

  • Se o ser humano é inteligente, como os fatos demonstram a cada dia, seria ele produto do acaso? E mais ainda, de um acaso necessariamente “inteligente” para criá-lo?

Em contrapartida, essas conclusões nos remetem a pensar em outras, como, por exemplo, na pergunta nº 1, de O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec:

Perg: - Que é Deus?

Resp: (Está na frase sublinhada no primeiro parágrafo deste comentário.)

Essa curta resposta poderia encerrar a grande verdade sobre a criação do Universo e, consequentemente, dos mundos e da própria vida?

Retratamos aqui que estamos aproveitando a oportunidade dada por essa reportagem para explorar esses pensamentos, porque eles, sim, encerram em si respostas para todos os acontecimentos.

Observando bem a pergunta e a resposta, vemos que elas contêm uma relação de causa e efeito, então regeriam, se aceitarmos a resposta, todos os acontecimentos como naturais.

Fica aqui um convite para que todos, no mínimo, reflitam mais sobre o assunto, pois talvez nos traga mais entendimentos sobre tudo que o acontece na vida.

  • Reinaldo Monteiro Macedo é aposentado, administrador e analista de sistemas de formação, expositor de estudos e colaborador do Centro Espírita Nair Montez de Castro no Rio de Janeiro/RJ e de algumas outras Casas.