Carregando...

  • Início
  • Cinema Transcendental conquista público no Brasil e ganha primeiro Festival

O cinema transcendental se tornou uma realidade no cenário da produção audiovisual brasileira. Para consolidar ainda mais o gênero, Brasília será a sede, entre os dias 24 e 27 de março, da primeira edição do Festival de Cinema Transcendental.

  • Data :21/03/2011
  • Categoria :

Cinema Transcendental conquista público no Brasil e ganha primeiro Festival

O cinema transcendental se tornou uma realidade no cenário da produção audiovisual brasileira. Para consolidar ainda mais o gênero, Brasília será a sede, entre os dias 24 e 27 de março de 2011, da primeira edição do Festival de Cinema Transcendental.

O evento é organizado pela Estação da Luz – co-produtora e realizadora dos filmes “Chico Xavier” e “Bezerra de Menezes: o Diário de um Espírito”, respectivamente - e será um espaço para a exibição de trabalhos sobre o gênero transcendental. “O objetivo é a promoção de filmes e vídeos que remetem à espiritualidade, aos fatos que a ciência não pode explicar, e a busca da religiosidade em cada um. O Festival também se propõe a uma maior aproximação das diversas denominações religiosas”, explica Lucas de Pádua, coordenador do evento.

Além dos longas “As mães de Chico Xavier”, “Ricky”, “A árvore” e  “O Contestado - Restos Mortais”, o evento contará também com a Mostra Competitiva de Curta Metragem. Para o coordenador do Festival, esse será um momento de divulgação de novos talentos. “A mostra servirá para revelar diretores e produtores, interessados em explorar esta temática. Além disso, com a premiação, visamos estimular a produção de vídeos e filmes do gênero”, avalia.

Premiação

Participarão da mostra, filmes de até 25min de duração nas categorias Ficção e Documentário, dando oportunidade para que novos trabalhos cheguem ao público. Os vencedores serão premiados com o Troféu Luz no dia 27 de março de 2011, em Brasília, onde serão eleitos os vencedores das categorias Melhor Curta do Festival e Melhor Direção, além da escolha do público do Melhor Curta do Júri Popular.

Brasília não será a única a prestigiar os filmes. Outra capital receberá um evento com o mesmo tema. Entre os dias 28 e 31 de março será a vez do público de Fortaleza debater os temas exibidos na Mostra de Cinema Transcendental. Segundo Lucas de Pádua, “o público pode esperar um evento solidário, com arrecadação de alimentos. Será um momento de confraternização de pessoas de vários pensamentos e correntes, unidos pelo ideal do bem e do amor. O público vai participar de um evento com filmes de qualidade, selecionados por críticos especialistas, e respeito à diversidade religiosa”, completa.

Sobre o tema transcendental

Você sabe o que significa o gênero transcendental? Segundo Lucas de Pádua, “trata-se de um movimento cultural e artístico que tem como objetivo aliar técnicas e conceitos, ou seja, a busca de uma arte mais voltada à cultura de paz e a religiosidade”. O gênero nasceu em Fortaleza com a Mostra de Teatro Transcendental, que teve sua primeira edição em 2003. Ao partir para o cinema, o gênero tem o objetivo de levar ao público mensagens de paz, de amor e solidariedade.

O tema transcendental é rico de experiências e relatos que afetam o cotidiano e mexem com questões como crenças do imaginário popular, chama a atenção do público para os valores e questões relacionados à vida humana. O gênero traz aspectos esclarecedores para uma das pergunta mais importante que fazemos a nós mesmos: Por que estamos aqui?

Serviço:

1º Festival de Cinema Transcendental Local: Teatro Nacional – Sala Martins Pena - Brasília (DF) Data: De 24 a 27 de março de 2011

1ª Mostra de Cinema Transcendental Local: Shopping Iguatemi – Multiplex UCI Ribeiro – Sala 1- Fortaleza (CE) Data: De 28 a 31 de março de 2011

Ingresso: 2kg de alimento não perecível Informações: Estação da Luz: (85) 3260-5140 / Frisson Comunicação: (61) 3964-8104 Site: www.cinematranscendental.com.br