Carregando...

  • Início
  • Vida após a morte é tema de filme que estreia em circuito nacional

Além da Vida é uma história que encanta e emociona. O filme trata da temática da existência de vida após a morte experimentada por três personagens em situações diferentes. A estreia está prevista para 7 de janeiro nos cinemas brasileiros.

  • Data :04 Jan, 2011
  • Categoria :

Vida após a morte é tema de filme que estreia em circuito nacional

**Andréia Azevedo **

Além da Vida é uma história que encanta e emociona. O filme trata da temática da existência de vida após a morte experimentada por três personagens em situações diferentes.

George (Matt Damon), um operário que tem a mediunidade da vidência, Marie (Cécile De France), jornalista que passa por uma experiência de quase-morte durante um tsunami, e Marcus, um garoto que vê a morte de seu irmão gêmeo, o qual era muito ligado.

O filme abre uma janela para a reflexão de que existe algo além da vida, que há uma continuidade após nossas existências e que acreditar nisso está em nossa capacidade de estudo, análise dos fatos já relatados por diversas pessoas que tiveram essa experiência e através da mediunidade séria. George apresenta uma mediunidade necessitada de estudo, de educação, pois ele a vê como uma maldição da qual quer esquecer.

Quando nos Estados Unidos, em Hydesville, se iniciou, através das Irmãs Fox, todo um ciclo de manifestações espíritas, que se espalhou pelo globo, o propósito ali era chamar a atenção para a existência de vida após a morte. Hoje, com  Allan Kardec, em especial em O Livro dos Médiuns , vemos a necessidade da mediunidade ser educada para que se possa ter uma vida normal. A mediunidade bem administrada auxilia, nunca prejudica quem a possui.

Outro fator interessante no filme é que ele mostra o mau uso da mediunidade: por charlatanismo e por dinheiro. Em O Evangelho Segundo o Espiritismo , de Allan Kardec, vamos ver, no Capítulo “Dar de Graça o que de Graça Recebeste” , as considerações de que a mediunidade séria nunca será uma profissão. O filme não esclarece essas questões de forma direta, mas nem por isso deixa de ter seu valor para os espíritas.

O filme agrada na abordagem do trato com o ser humano - vivenciado pela personagem Marie -, fazendo-nos refletir sobre a importância do aspecto moral, que sempre deve estar de acordo com os preceitos de nosso amado mestre Jesus, que há 2000 anos veio nos ensinar a amar nosso próximo como Ele mesmo nos amou. O respeito à pessoa, ao profissional, às experiências que cada um de nós vivenciamos, em diversas fases de nossa vida, deve ser levado sempre em sua máxima consideração. Está passando já o momento em que deveríamos priorizar o ser humano em detrimento dos movimentos laterais que se fazem para se obter sempre dinheiro, poder, status, etc.

Além da Vida faz-nos avaliar questões como essas e outras, que deixaremos para que nossos leitores possam concluir por si mesmos, após assistirem ao filme.

Além da Vida tem estreia prevista para 7 de janeiro nos cinemas brasileiros e será distribuído mundialmente pela Warner Bros. Pictures.