Carregando...

  • Início
  • Curso Superior de Espiritismo será realizado no Brasil

Em 2011, começa a funcionar o primeiro curso superior de Teologia Espírita do Brasil. O estudo da doutrina dos espíritos, codificada pelo educador e pesquisador francês Alan Kardec, há um século e meio, não será mais exclusividade dos centros espíritas do País.

  • Data :10/12/2010
  • Categoria :

Primeiro Curso Superior de Espiritismo será realizado no Brasil

Em 2011, começa a funcionar o primeiro curso superior de Teologia Espírita do Brasil. O estudo da doutrina dos espíritos, codificada pelo educador e pesquisador francês Alan Kardec (1804-1869), há um século e meio, não será mais exclusividade dos centros espíritas espalhados pelo País.

A partir do próximo ano, os adeptos da doutrina poderão estudá-la, com direito a diploma, beca e tudo o mais que uma graduação universitária dá. Foi o que decidiu o Ministério da Educação ao autorizar, em setembro, o funcionamento do primeiro curso de bacharelado em Teologia Espírita do Brasil, que será ministrado na Faculdade Dr. Leocádio José Correia, em Curitiba (PR). A ideia do curso é formar não só bacharéis, mas também pesquisadores do Espiritismo, diz Maury Rodrigues da Cruz, presidente da Sociedade Brasileira de Espiritismo e idealizador do curso de quatro anos.

As inscrições para o vestibular estarão abertas até 17 de dezembro e os candidatos que disputarão as 100 vagas oferecidas terão de passar também por uma entrevista com especialistas. “É uma forma de avaliarmos melhor os interessados, assegurando o ingresso de pessoas realmente comprometidas com a pesquisa”, explica Cruz.

As bases da doutrina são a crença num Deus Único, criador de todo o Universo, e na imortalidade do espírito, que evolui sempre, por meio de várias encarnações.

Um dos objetivos do curso é a análise do Espiritismo em suas linhas religiosa, filosófica e científica.

A existência da alma, sua sobrevivência ao transe da morte e os fenômenos mediúnicos compõem um universo ainda pouco estudado nas rodas acadêmicas.

“É preciso dar massa crítica e espírito investigativo à obra de Kardec”, analisa Cruz. Nicete Bruno, espírita desde a juventude, aprova a criação da universidade. “No âmbito coletivo, o estudo dos fundamentos espíritas contribuirá para desmistificar muitos aspectos do Espiritismo. E quem se habilitar a fazer a faculdade, com certeza, ganhará muito em autoconhecimento”, afirma a atriz.

O endereço da Faculdade Dr. Leocádio José Correia é Rua José Antonio Leprevost, 331, Santa Cândida, Curitiba, PR.

Outras informações podem ser obtidas no endereço www.falec.br ou pelo telefone (41) 3256-5717.