Espiritismo .NET

Filme “CHICO XAVIER” chega em Blu-ray e DVD com recurso para deficientes visuais

O filme “CHICO XAVIER” chega em DVD e Blu-ray com recurso especial para deficientes visuais



Fernanda Bosnich e Renata Pessoa


Um dos filmes mais esperados do ano chega às lojas e locadoras no fim de julho. E a história de um dos homens mais respeitados e admirados do país, que sempre prezou pela acessibilidade, caridade e amor ao próximo, traz um grande diferencial: a audiodescrição.


Depois de ser visto por cerca de 3,5 milhões de pessoas nas telonas, chegou a hora de levar esse fenômeno do cinema nacional para a casa. Dirigido pelo exigente e competente Daniel Filho, o filme “Chico Xavier” é baseado no livro As Vidas de Chico Xavier, do jornalista Marcel Souto Maior, e conta a trajetória do médium que viveu 92 anos desenvolvendo importante atividade mediúnica e filantrópica.


Com uma vida conturbada, cheia de lutas e muito amor, Chico Xavier escreveu mais de 400 livros psicografados, consolou milhares de pessoas, pregou a paz e estimulou a caridade. Ele faleceu após o Brasil se consagrar Pentacampeão mundial, e agora, no ano em que completaria seu centenário, sua história pode ser conhecida por todos. Todos mesmo!


Isso porque tanto o DVD quanto o Blu-ray do filme chegam com recursos que fazem deles produtos acessíveis inclusive para pessoas com deficiências auditivas - já que contam com legendas também em Português - e, o mais incrível, também para quem apresenta deficiência visual. Nesse último caso, o recurso utilizado é a audiodescrição, ainda pouquíssimo explorado no Brasil.


A audiodescrição é o detalhamento em áudio de informações veiculadas visualmente, mas que não estão contidas nos diálogos de um filme, comportando-se como um áudio extra, integrado ao som original, que contém descrições, por exemplo, de cenários, expressões faciais e corporais dos personagens, conteúdo de texto, figurinos, indicação de tempo e espaço, movimentações em geral e outros elementos relevantes para a captação e compreensão da obra por pessoas impossibilitadas de usufruir total ou parcialmente dos recursos visuais.


Inserida nos intervalos dos diálogos e ruídos importantes, a audiodescrição não atrapalha o andamento do filme. Por conta disso, o recurso também não pode ser entendido como uma espécie de livro-falado, ou como as antigas novelas de rádio, pois precisa se harmonizar com o filme, motivo pelo qual o audiodescritor deve ser um profissional sensível à linguagem cinematográfica e com capacidade de síntese. Além disso, a busca da fidelidade ao filme deve ser perseguida pelo audiodescritor, evitando antecipar, julgar ou interpretar o filme.


“É muito bom, ao término de um espetáculo ou filme, a pessoa com deficiência estar em sintonia com a conversa e as interpretações de cada um. Meu grande sonho é que, em breve, a audiodescrição seja uma prática disponível em larga escala e que todos possam ter acesso a tudo que se interessarem, seja na TV, no teatro, no cinema, na internet, no museu, nos parques, nas praças, coretos, etc”, comenta Rosângela Ribeiro Mucci Barqueiro, psicóloga, audiodescritora e Relações Institucionais da Laramara - Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual.


Disponível nas lojas e locadoras a partir de 28 de julho, uma semana antes do Dia dos Pais, os produtos são ótimas opções de presente para a data. Os valores sugeridos dos produtos são: DVD a R$ 29,90 e Blu-ray a R$ 89,90.


Pronto para dar belíssimas lições de amor e caridade, o homem que dá nome ao filme é questionado por alguns, admirado por muitos e, principalmente, respeitado por todos! Por isso bateu recordes já na semana de estreia, sendo considerado por alguns críticos como o “Avatar brasileiro”, mesmo sem utilizar a tecnologia 3D...


Gênero: Drama
Direção: Daniel Filho
Elenco: Nelson Xavier, Christiane Torloni, Tony Ramos
Duração: 125 minutos
Ano de produção: 2009
Classificação Indicativa: Livre