Carregando...

  • Início
  • Dinheiro só traz felicidade se comprar experiências

Será que o dinheiro pode nos fazer mais felizes se nós o gastarmos nas compras corretas? Um novo estudo sugere que são as experiências do ato de comprar, e não a posse material daquilo que se compra, que leva a uma maior felicidade. Claudia Cardamone comenta.

  • Data :25/07/2010
  • Categoria :

Dinheiro só traz felicidade se comprar experiências, e não bens materiais

Elaine Bible   Conexões sociais e vitalidade

Será que o dinheiro pode nos fazer mais felizes se nós o gastarmos nas compras corretas? Um novo estudo sugere que são as experiências do ato de comprar, e não a posse material daquilo que se compra, que leva a uma maior felicidade, tanto para o comprador, quanto para as pessoas à sua volta.

O estudo demonstra que uma compra que produz uma experiência, como uma refeição ou ingressos para um teatro, resultam em um aumento de bem-estar porque ela satisfaz necessidades de ordem elevada, especificamente a necessidade por conexões sociais e a vitalidade, um sentimento de se estar vivo.

Atendendo a necessidades psicológicas

“Estas descobertas dão suporte a uma extensão da teoria das necessidades básicas, que estabelece que as compras que aumentam a satisfação de necessidades psicológicas irão produzir um maior bem-estar,” explica Ryan Howell, professor de psicologia da Universidade Estadual de São Francisco (EUA).

Durante a pesquisa, foi pedido aos participantes para escreverem reflexões e responder questões sobre suas compras recentes. Os participantes indicaram que as chamadas “compras experienciais” representavam uma forma melhor de gastar o dinheiro e maior felicidade para eles próprios e para os outros à sua volta. Os resultados também indicam que a experiência produz mais felicidade qualquer que seja a quantia de dinheiro gasta ou a renda do consumidor.

Não é o dinheiro, é o “experimentar algo” que traz felicidade

As experiências também levam a uma maior satisfação a longo prazo. “Experiências compradas oferecem uma memória capital,” diz Howell. “Nós não tendemos a ficar entediados com memórias felizes como ficamos com objetos materiais.”

“As pessoas continuam a acreditar que mais dinheiro as fará mais felizes, mesmo que 35 anos de pesquisas venha mostrando o oposto,” diz Howell. “Talvez essa crença se mantenha porque o dinheiro está fazendo algumas pessoas felizes por algum tempo, pelo menos quando elas gastam o dinheiro em experiências de vida.”

Notícia publicada no Diário da Saúde , em 10 de julho de 2009.

Claudia Cardamone comenta*

O apego à matéria não é apenas dar valor aos bens materiais, mas é se apegar ao que ela significa, aos nossos desejos.

Esta pesquisa demonstra que não é pelo bem material que lutamos tanto, não é para possuir um objeto, mas é para garantir a nossa satisfação. Nós gostamos de comprar. Não importa muito o quê, isto pode variar com o indivíduo. Para a nossa sociedade, os momentos sociais e de diversão incluem compras, vamos ao shopping, supermercado, bazares, feiras etc.

O problema é que esta satisfação é momentânea, o objeto na realidade é apenas um objeto que muitas vezes torna-se obsoleto e fora de moda, e isto impulsiona a pessoa à nova compra.

Uma camisa é sempre uma camisa, mas a moda a torna um símbolo e objeto de desejo: “Preciso comprar a camisa da moda para ser admirada.”

são Francisco de Assis foi um grande exemplo, apesar de ter sido também muito radical. O mais difícil para o ser humano é ser igual. É a nossa maior imperfeição e que reflete o nosso orgulho. A propaganda demonstra isto. A mais explícita foi a de uma empresa de cosméticos que mostrava todas as mulheres exatamente iguais, porém, com um batom, uma mulher se destacava e era observada pelas demais.

Nós precisamos de dinheiro para viver? Não, a nossa vida não depende de dinheiro. Nós precisamos de dinheiro para satisfazer as nossas necessidades.

  • Claudia Cardamone nasceu em 31 de outubro de 1969, na cidade de São Paulo/SP. Formada em Psicologia, no ano de 1996, pelas FMU em São Paulo. Reside atualmente em Santa Catarina, onde trabalha como artesã. É espírita e trabalhadora da Associação Espírita Seareiros do Bem, em Palhoça/SC.