Carregando...

  • Início
  • Encontro sobre Dependências será realizado no Rio

A 7ª edição do Encontro Espírita sobre Dependências, que acontece todo ano no Centro Espírita Léon Denis, traz desta vez o estudo do tema ‘Educação para a busca de sentido’. O evento será realizado no dia 15 de agosto de 2010, das 8h às 13h.

  • Data :01 Jun, 2010
  • Categoria :

Encontro sobre Dependências será realizado no Rio

A 7ª edição do Encontro Espírita sobre Dependências, que acontece todo ano no Centro Espírita Léon Denis, traz desta vez o estudo do tema “Educação para a busca de sentido”. O evento será realizado no dia 15 de agosto de 2010, das 8h às 13h.

Tanto a educação quanto a busca de sentido são objetos do desassossego humano. A busca por soluções rápidas e mágicas “brota” em todos os cantos do planeta… As “saídas” para as dores da alma são oferecidas sem questionamentos ou reflexões. Assim, as respostas anunciadas como “pílulas douradas”, em pouco tempo, tornam-se obsoletas e são substituídas por outras, que nada acrescentam ao espírito.

Como consequência dessa pressa, vivemos as turbulências dos tempos carregados pela falta de sentido. Um afã pela busca da felicidade absoluta, que cria absurdos e esvazia ainda mais a existência. Ficamos abafados com a ansiedade para ter aquilo que é efêmero, além de frustrados pelas expectativas desmedidas nunca alcançadas, e que se traduzem em depressão, violência e dependências.

Como uma educação abusiva pode incidir tão fortemente na formação de personalidades dependentes e no aviltamento de direitos humanos? Como a Educação que admite o espírito imortal pode apoiar o ser humano para lidar a violência, depressão e dependências? Qual o verdadeiro sentido da Educação?

Com tais indagações a sétima edição do projeto do Encontro Espírita sobre Dependências acercou-se do assunto: Educação para a busca de sentido. Testemunhamos a força da Educação e seu importante papel para despertar a luz e a divindade da Humanidade, porque somos seres de sentido.

Será a Educação Transformadora, essa Educação que problematiza, nutre, eleva e conscientiza, e é tão bem delineada na Doutrina Espírita, que habilitará homens e mulheres para exercerem a autonomia moral e intelectual, e viverem livres das dependências.

Assim, o projeto do 7º Encontro Espírita sobre Dependências tem algumas expectativas ambiciosas, como abordar a Educação para a busca de sentido na perspectiva do Espiritismo, da Filosofia e da Ciência e provocar o potencial reflexivo de quem quiser se enveredar neste rumo, para compreender o papel da educação como fundamento da mudança íntima em prol da construção do sentido da existência e do mundo regenerado.

Para efeitos de mobilização íntima para a mudança, no dia do Encontro haverá a exposição: Sombra e Luz na Educação; a apresentação do Coral Semeador de Estrelas; a apresentação da peça teatral: Das sombras à Luz da Educação; Rodas Filosóficas e o lançamento do livro infanto-juvenil de Elisa Goulart: Despertando…

As inscrições já se encontram abertas. O endereço do Centro Espírita Léon Denis é Rua Abílio dos Santos, 137, Bento Ribeiro, Rio de Janeiro, RJ.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (21) 2452-1846 ou (21) 2401-6380.

O livro Educação para a busca de sentido, de Elisa Goulart, será lançado pela MAP Editora em setembro.