Carregando...

  • Início
  • Noivos britânicos pedem doação de sangue em vez de presentes

Um casal do condado de Oxfordshire, no sul da Grã-Bretanha, surpreendeu os convidados de seu casamento ao trocar a tradicional lista de presentes por um pedido de doação de sangue. Claudia Cardamone comenta.

  • Data :11/04/2010
  • Categoria :

Noivos britânicos pedem doação de sangue em vez de presentes

Um casal do condado de Oxfordshire, no sul da Grã-Bretanha, surpreendeu os convidados de seu casamento ao trocar a tradicional lista de presentes por um pedido de doação de sangue.

Daniel e Jane Cluff, ambos de 35 anos, nunca precisaram de uma transfusão de sangue, mas são doadores desde os 18 anos.

O casal afirmou que seria uma boa ideia incentivar seus convidados a se juntarem ao Serviço Nacional de Sangue da Grã-Bretanha.

Dos 120 convidados para o casamento, o casal conseguiu convencer 25 a doarem sangue.

Jane Cluff, assistente social, e Daniel, terapeuta ocupacional, se casaram no meio do ano.

“Algumas pessoas ficaram bem surpresas”, afirmou Jane.

“Alguns amigos disseram que eles queriam doar sangue há muito tempo, e nosso convite os estimulou à doação, o que foi muito bom e espero que eles continuem doando.”

“A tendência atualmente (em casamentos) é que muitas pessoas optem por fazer uma grande lista de presentes. É incrível alguém mudar isto e ser generoso desta forma”, disse Jonanthan Sewell, gerente de relações com doadores do Serviço Nacional de Sangue da Grã-Bretanha.

Notícia publicada pela BBC Brasil , em 4 de dezembro de 2009.

Claudia Cardamone comenta*

O casamento é um grande evento na vida de uma pessoa, um marco. A cerimônia pública apresenta o novo casal à sociedade. É também um hábito cultural presentear os noivos nesta data e geralmente com itens domésticos para a nova casa e a nova vida.

Este casal, por não considerar os objetos físicos mais importantes que o ser humano, ao invés de criar aquela longa lista de presentes de casamento, com aqueles itens necessários e aqueles que são objetos de desejo de muitos, resolveram pedir aos amigos ajudar outras pessoas doando sangue.

Infelizmente, ainda estamos apegados demais à matéria e aos prazeres materiais e preferimos comprar um bom presente a doar um pouco de sangue, o que pode salvar a vida de uma pessoa.

Mas é uma boa ideia e poderíamos lançar novas opções de listas: lista de itens necessários em uma instituição, como asilo, creche, etc; lista de serviços em dia beneficente em homenagem ao casamento e muitas outras.

Parabéns ao noivos por esta iniciativa!

  • Claudia Cardamone nasceu em 31 de outubro de 1969, na cidade de São Paulo/SP. Formada em Psicologia, no ano de 1996, pelas FMU em São Paulo. Reside atualmente em Santa Catarina, onde trabalha como artesã. É espírita e trabalhadora da Associação Espírita Seareiros do Bem, em Palhoça/SC.