Carregando...

  • Início
  • Comemorações do centenário de Chico Xavier na Paraíba

O centenário de Chico Xavier foi comemorado pela comunidade espírita paraibana através de variados eventos. Suplementos especiais encartados em jornais, sessão em Câmara Municipal, bolo com velinhas e o tradicional parabéns prá você.

  • Data :10/04/2010
  • Categoria :

Comemorações do centenário de Chico Xavier na Paraíba

Fátima Farias

O centenário de Chico Xavier foi comemorado pela comunidade espírita paraibana através de variados eventos. Suplementos especiais encartados em jornais, sessão em Câmara Municipal, bolo com velinhas e um ator, caracterizado de Chico Xavier, e o tradicional parabéns prá você, além de distribuição de mensagens com o público, só para citar alguns exemplos.

Tudo começou no domingo, dia 28 de março, quando o * Jornal da Paraíba * encartou um suplemento, produzido pela Federação Espírita Paraibana, com 12 páginas. Na segunda-feira ainda houve quem se dirigisse ao jornal, na tentativa de adquirir seu exemplar. O suplemento foi editado pela jornalista Fátima Farias, que também integrou o Conselho Editorial com José Raimundo de Lima, Carlos Romero e Azamor Cirne.

Com enfoque priorizando a trajetória de Chico Xavier foi evidenciada a sua atuação como o médium que consolou e esclareceu milhares de pessoas, quer pessoalmente ou através das obras psicografadas. E ainda a credibilidade nos tribunais, que livrou inocentes da cadeia, sinopses dos principais livros, depoimentos de líderes religiosos sobre Chico Xavier, além de informações sobre filmes e novela com base em sua vida e obra.

Foi montada toda uma estratégia de divulgação, fechando o circuito com entrevistas em rádio e TV, além de chamada no jornal da véspera. O jornal pertence ao sistema da Rede Paraíba de Comunicação, afiliada à Globo. No programa * Bom Dia Paraíba * , da TV Cabo Branco, o presidente da Federação Espírita Paraibana, José Raimundo de Lima, destacou a trajetória do maior médium brasileiro de todos os tempos, bem como na 101 FM, rádio do mesmo grupo.

Já o jornal * A União * teve a iniciativa de homenagear Chico Xavier, encartando um suplemento especial no dia 10 de abril. A Assessoria de Comunicação Social da Federação Espírita Paraibana subsidiou com informações para a produção desta homenagem.

Mais homenagens na estréia do flme

A partir das 18h da sexta-feira, dia 2 de abril, uniformizados com camisetas ilustradas com a foto de Chico Xavier, espíritas se encontraram no hall do Cine Manaíra, situado no maior shopping Center da cidade, por ocasião da estréia do filme. In loco também um ator, caracterizado de Chico, apagou as velinhas de um bolo artesanal simbólico, ao som do “parabéns prá você”.

Mais tarde, após a terceira sessão do dia, aconteceu uma confraternização na Feirinha de Artesanato, na praia de Tambaú, em João Pessoa. Além da divulgação das obras de Chico Xavier foram distribuídas mensagens psicografadas com o público. Esta iniciativa partiu da União Espírita Diogo de Vasconcelos Lisboa e contou com o apoio da Federação Espírita Paraibana e do Movimento Espírita Paraibano.

Na cidade de Campina Grande – a segunda maior da Paraíba - a Câmara Municipal realizou uma sessão especial para homenagear Chico Xavier. A Assembléia Legislativa da Paraíba também homenageará o centenário, ainda neste semestre.