Carregando...

  • Início
  • Marcha Mundial pela Paz chega ao Brasil

A marcha começou na Nova Zelândia, no dia 2 de outubro, aniversário do nascimento de Gandhi e declarado pelas Nações Unidas como “Dia Internacional da Não-Violência” e terminará na Cordilheira dos Andes (Punta de Vacas, Aconcágua, Argentina), em 2 de janeiro de 2010.

  • Data :16/12/2009
  • Categoria :

Marcha Mundial pela Paz chega ao Brasil

A marcha começou na Nova Zelândia, no dia 2 de outubro de 2009, aniversário do nascimento de Gandhi e declarado pelas Nações Unidas como “Dia Internacional da Não-Violência” e terminará na Cordilheira dos Andes (Punta de Vacas, Aconcágua, Argentina), em 2 de janeiro de 2010.

A marcha é uma iniciativa do Mundo sem Guerras, uma organização internacional impulsionada pelo Movimento Humanista, que trabalha há 15 anos no campo do pacifismo e da não-violência.

A Marcha Mundial pela Paz e pela Não-violência foi lançada durante o Simpósio do Centro Mundial de Estudos Humanistas no Parque de Estudo e Reflexão Punta de Vacas (Argentina), em 15 de novembro de 2008.

Pernambuco foi o primeiro estado brasileiro a receber a equipe da Marcha Mundial pela Paz e Não-Violência, com atividades nas cidades de Recife e Olinda no dia 16 de dezembro.

Em Olinda houve uma marcha concentrando na Praça do Carmo às 10h e seguindo percurso pela Av Liberdade – Praça de São pedro, depois Rua 27 de Janeiro, chegando à Prefeitura, onde foi recebida pelo Prefeito e pela Câmara de Vereadores.

Em Brasília, haverá uma atividade promovida pelo Ministro Paulo Vannuci, da Secretaria Especial de Direitos Humanos, contando com a presença de todos os embaixadores dos países que receberam a Equipe Base Internacional da Marcha Mundial pela Paz e pela Não-violência em seu percurso. Será no Palácio do Itamarati, no dia 16 de dezembro, às 18h.

Caminhada com Trio Elétrico e atividades culturais serão realizadas em Salvador, no dia 17 de dezembro, a partir das 15h, saindo da Praça do Campo Grande, percorrendo o centro da cidade, clamando a cultura da paz e a não-violência, em conjunto com os movimentos sociais, parada na Praça da Piedade, onde se realizará um ato político, seguindo para a Praça Municipal, onde será encerrada com um ato público e atividades culturais.

No Rio de Janeiro, 1000 alunos de 17 escolas do Estado irão apresentar seus trabalhos desenvolvidos durante o ano com o Tema da Cultura de paz e não-violência, no dia 17 de dezembro, a partir das 8h da manhã. Entre as apresentações dos alunos haverá apresentação das ações desenvolvidas pelos comitês da não-violência em várias escolas do mundo. Será na Praça da Cinelândia, em frente à Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

Ainda no Estado do Rio de Janeiro, a marcha passará pela cidade de Niterói, retornando ao Rio, onde encerra o circuito fluminense no dia 19 de dezembro.

São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul são os Estados que receberão a Marcha Mundial pela Paz e a Não-violência entre os dias 20 e 26 de dezembro.

Informações mais detalhadas podem ser encontradas no site http://marchamundial.org.br .