Carregando...

  • Início
  • Livro de André Trigueiro será lançado na Bienal do Rio

O jornalista vai lançar seu novo livro “Espiritismo e Ecologia” no dia 12/09, no Riocentro, durante a XIV Bienal Internacional do Livro, no Rio. Será um lançamento-debate, onde o público presente poderá trocar ideias e fazer perguntas ao autor.

  • Data :09/09/2009
  • Categoria :

Livro de André Trigueiro terá lançamento na Bienal do Rio

O jornalista vai lançar seu novo livro “Espiritismo e Ecologia” no dia 12 de setembro (sábado), no Riocentro, durante a XIV Bienal Internacional do Livro, no Rio de Janeiro. Será um lançamento-debate, onde o público presente poderá trocar ideias e fazer perguntas ao autor.

No livro, Trigueiro identifica os muitos pontos em comum que existem entre o Espiritismo e a Ecologia. “Se a ciência ecológica oferece um amplo espectro de observação, interligando sistemas que variam do micro ao macrocosmo, o Espiritismo desdobra esse olhar na direção do plano invisível, alargando enormemente o campo de investigação”, revela o autor. Segundo Trigueiro, “são tantas as afinidades, que certas obras espíritas poderiam perfeitamente embasar alguns postulados ecológicos”.

De forma clara e objetiva, o livro instiga o leitor a perceber que as múltiplas crises que experimentamos na atualidade (econômica, ambiental, social, ética) demandam uma nova percepção da realidade e um nível de comprometimento maior com a vida em suas mais diversas manifestações. O livro, o primeiro editado pela FEB inteiramente em papel reciclado, ainda traz um minidicionário ambiental com 140 verbetes extremamente úteis para consultas e estudos.

O lançamento-debate acontece das 18h30min às 20h30min, no Auditório Euclides da Cunha, Pavilhão Azul, nº 3, atrás do Café Literário, Riocentro, Rio de Janeiro, RJ.

Eis aqui a relação dos capítulos do livro: O Espiritismo em frases de efeito; Sinais de alerta; Espiritismo e Ecologia; No fervilhar do século XIX; Kardec e Haeckel; A ciência espírita; A ciência ecológica; Construindo pontes de afinidade; O planeta está dentro de nós; Em busca da sustentabilidade; Senso de urgência; Lei de Destruição; Poluição e Psicosfera; Consumo consciente; Mídia; Criança e futuro; O consumo segundo o Espiritismo; Sustentabilidade como valor espiritual; Um planeta vivo?; Uma nova chance para o amor universal; Enquanto isso, nos centros espíritas; Um pequeno dicionário ambiental.

André Trigueiro é jornalista com pós-graduação em Gestão Ambiental pela COPPE/UFRJ, criador e professor da disciplina “Jornalismo Ambiental” no Curso de Comunicação Social da PUC/RJ, autor do livro Mundo Sustentável - abrindo espaço na mídia para um planeta em transformação" (Editora Globo, 2005), coordenador editorial e um dos autores do livro Meio Ambiente no século XXI (Editora Sextante, 2003; em 5ª edição pela Editora Autores Associados, 2008).