Carregando...

  • Início
  • Bauru sediará Congresso Paulista de Esperanto

A Associação Paulista de Esperanto e a Sociedade Bauruense de Esperanto, com o apoio cultural e estrutural do Centro Hermes de Educação Superior, convidam a todos para o 4º Congresso Paulista de Esperanto, de 10 a 12 de outubro.

  • Data :23/08/2009
  • Categoria :

Bauru sediará Congresso Paulista de Esperanto

A Associação Paulista de Esperanto e a Sociedade Bauruense de Esperanto, com o apoio cultural e estrutural do Centro Hermes de Educação Superior, convidam os esperantistas e simpatizantes do Esperanto para participar do 4º Congresso Paulista de Esperanto, nos dias 10, 11 e 12 de outubro de 2009.

“Proteção do meio ambiente: contribuição individual, proveito coletivo” será o tema central do evento, que contará também com onze palestras sobre assuntos diversos.

Não deve causar estranheza a escolha deste assunto como tema central de um Congresso de Esperanto. Como praticantes e divulgadores da língua internacional, os esperantistas são cidadãos do mundo com suficiente bagagem cultural para saberem que é dever de todos contribuir para a proteção do meio ambiente. Considerando a amplitude do tema, o ponto que se discutirá diz respeito às ações de proteção ambiental ao alcance dos indivíduos, praticáveis no dia-a-dia, que demandam mais mudança de hábitos do que disponibilidade de tempo.

Grande parte das catástrofes climáticas que temos presenciado decorrem do aquecimento global, causado por atividades humanas que lançam na atmosfera gases poluentes, principalmente gás carbônico. O que muitos não sabem é que é significativo o volume de emissões de gás carbônico a partir de atividades pessoais, como uso do automóvel, viagens aéreas, consumo de carne e outras. Estima-se que cada pessoa produza, em média, 7 toneladas de gás carbônico por ano. Para se ter uma ideia do que isso representa, para compensar os efeitos dessa emissão, seria preciso plantar por ano 39 árvores para cada ser humano, ou seja, mais de 200 bilhões de árvores.

Atitudes simples, como deixar o carro na garagem uma vez por semana e ir para o trabalho a pé ou de ônibus, diminuir o consumo de carne bovina, separar o lixo reciclável e trocar as lâmpadas incandescentes por fluorescentes, podem contribuir para frear o aquecimento global. É importante conhecermos o problema e sabermos que parte da solução está em nossas mãos, em nossas atitudes, sem que seja preciso integrarmos grandes movimentos de preservação ambiental.

Já estão confirmadas as participações dos seguintes palestrantes e instrutores: Rodrigo Antônio de Agostinho Mendonça (Prefeito de Bauru e Patrono do Congresso), Francisco Stefano Wechsler (Campinas/SP), Eni Alvim de Oliveira (São José dos Campos/SP), José Mauro Progiante (Bauru/SP), Osmar da Silva Alves (São Paulo/SP), César Dorneles Soares (Porto Alegre/RS), Guilherme Souto Jardim (Charqueada/SP), Rogério Ferreira (São Paulo/SP), Geraldo Mattos (Curitiba/PR), James Rezende Piton (Campinas/SP), Ísis Okabe Piton (Campinas/SP), Paulo Sérgio Viana (Lorena/SP), Floriano Pessoa (Rio de Janeiro/RJ), Jair Salles (Rio de Janeiro/RJ) e Elmir dos Santos Lima (Rio de Janeiro/RJ).

Está sendo organizada uma caravana que partirá de São Paulo no sábado, dia 10, pela manhã.

O 4º Congresso Paulista de Esperanto será realizado no Centro Hermes de Educação Superior, Av. Getúlio Vargas, 7-55, Bauru, SP.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site http://kongreso.easp.org.br .

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 3811-6283 ou (14) 3227-4494.