Carregando...

  • Início
  • Prefeitura apoia 1ª Marcha Goiana da Cidadania em Defesa da Vida

A Prefeitura de Goiânia dará apoio estrutural para realização da 1ª Marcha Goiana da Cidadania em Defesa da Vida, que acontecerá na sexta-feira, 14 de agosto, no Setor Central. Mais de cinco mil pessoas devem participar.

  • Data :01/08/2009
  • Categoria :

Prefeitura apoia 1ª Marcha Goiana da Cidadania em Defesa da Vida

Giselle Vanessa Carvalho

A Prefeitura de Goiânia dará apoio estrutural para realização da 1ª Marcha Goiana da Cidadania em Defesa da Vida, que acontecerá na quinta-feira, 13 de agosto, no Setor Central. A decisão foi tomada na manhã de hoje, dia 28, durante reunião entre representantes do Comitê Goiano em Defesa da Vida - Brasil Sem Aborto e o chefe do executivo, Iris Rezende (PMDB). No encontro, que aconteceu no gabinete do prefeito, no Paço, foi acertado que o poder público municipal fornecerá palco, som e ônibus para condução de estudantes até a Praça Cívica, local onde acontecerá a concentração, à partir das 15 horas.

Iris autorizou ainda a fixação de cartazes na frota de ônibus que circula na Capital e de faixas em pontos estratégicos da cidade. A Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e a Agência Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (AMT) também serão envolvidas. A primeira, garantindo a apresentação da Orquestra Sinfônica de Goiânia ao final do evento, previsto para as 18 horas. A segunda, por meio da organização do trânsito de veículos e pedestres em todo o trajeto da caminhada. A marcha, que terá início e término na Praça Cívica, percorrerá as avenidas Araguaia, Anhanguera e Goiás.

“Minha solidariedade e apoio são irrestritos”, garantiu o prefeito. Tanto, que Iris permitiu ainda a liberação parcial das aulas para alunos de escolas de tempo integral que participarão da passeata. Estudantes do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) também serão envolvidos no movimento. A quantidade de escolas e de alunos que participarão da marcha serão definidos pela Secretaria Municipal de Educação (SME).

“Mas o apoio mais importante que o prefeito tem dado é o histórico de ações em defesa da vida que permeia toda a vida pública de Iris Rezende”, acrescentou o presidente da Câmara Municipal de Goiânia, Francisco Júnior. A Câmara, inclusive, prepara sessão solene que homenageará congressistas engajados na causa. Entre esses, a primeira-dama da Capital, deputada federal Iris Araújo.

Participação de 5 mil pessoas

De acordo com o coordenador do Comitê Goiano em Defesa da Vida – Brasil Sem Abortos, Lourivan Macedo, mais de cinco mil pessoas devem participar da passeata em Goiânia. A caminhada é uma preparação para a marcha nacional, que acontecerá em Brasília no último domingo de agosto, dia 30.

A organização da 1ª Marcha Goiana da Cidadania em Defesa da Vida reúne a Arquidiocese de Goiânia, Associação Servos de Deus, Igreja Cristã Evangélica do Brasil, Federação Espírita do Estado de Goiás, Rotary Club Serra Dourada, Casa Mãe de Deus, Casa Amor de Mãe, Associação Médico Espírita de Goiás, Grande Oriente do Estado de Goiás e Loja Maçônica. “É um movimento supra-religioso, suprapartidário, que une pessoas em um objetivo comum: o interesse de que a vida humana seja valorizada”, afirmou Lourivan Macedo.

O objetivo da marcha é tomar posição pública contra a aprovação da Lei 1135/9, em tramitação na Comissão Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, que determina que o aborto deixe de ser crime no Brasil; do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 1494/2004, do Senado Federal, que propõe a realização de um plebiscito multitemático, inclusive o aborto. Além disso, da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 54, que está em trâmite no Supremo Tribunal Federal, que libera aborto em caso de gestação de bebês anencéfalos.

Notícia publicada no Portal da Prefeitura de Goiânia , em 28 de julho de 2009.

Observação:

Em virtude da coincidência da vinda do Presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, em Goiânia, no dia 13 de agosto, às 17h, na Praça Cívica, a data da Marcha foi alterada para o dia 14 de agosto, sexta-feira, às 15h.

A Prefeitura de Goiânia está oferecendo todo o apoio e reimprimirá todo o material anteriormente impresso, totalizando 500 mil panfletos e 5 mil cartazes, além da estrutura de palco e som, que será montado na Praça Cívica.