Espiritismo .NET

Bate Papo Musical será realizado em Niterói

Bate Papo Musical será realizado em Niterói



O que é na verdade “a música espírita”? Qual o papel da música dentro da casa espírita? O Músico é um Médium? Allan Filho, César Reis, Leila Boechat, Robson Ribeiro e o Grupo Vozes & Acordes abordarão estes e outros assuntos no dia 22 de agosto de 2009, às 17h, no IEBM.


Músico, vaidade e humildade! É apropriado aplaudir o músico após uma apresentação dentro de uma casa espírita? Quando?  Devemos incentivar música nas reuniões públicas, nas reuniões mediúnicas, nas reuniões de mocidade, na evangelização? Os ritmos, como por exemplo bossa-nova, samba ou rock, se tiverem conteúdos doutrinários nas letras, podem ser considerados espíritas? Se sim, em que momentos devem ser executados? É lícito os músicos no movimento espírita adaptarem músicas “do mundo” com versões de conteúdo doutrinário? As músicas do movimento espírita podem tocar numa rádio qualquer ou o músico espírita pode se apresentar num programa de TV não espírita? Devemos divulgar a Doutrina? Enfim, ela pode ser executada fora "das paredes" da casa espírita? É lícito o músico espírita obter lucros financeiros com a arte? Até onde o “Dai de graça o que de graça recebermos?"


Essas e muitas outras questões para alguns já estão mais do que superadas, entretanto ainda deixam muitos espíritas em dúvida de como proceder. Foi pensando nisso que a Casa de Cultura Espírita do Estado do Rio de Janeiro (CCEERJ), que tem como objetivo principal divulgar a Doutrina através da arte, realizará, no Instituto Espírita Bezerra de Menezes, um evento que tem como objetivo falar um pouco sobre a música no Espiritismo, suas aplicações e desdobramentos.


O evento terá duas partes. A primeira, com artistas espíritas para responder, sempre à luz da Doutrina, dúvidas da platéia: os convidados Allan Filho, Leila Boechat (Conjunto da Fraternidade), Robson Ribeiro e o Grupo Vozes & Acordes. Como mediador, César Soares dos Reis, grande incentivador da arte no movimento espírita. Na segunda parte, os convidados apresentarão algumas de suas canções, com voz e violão.


O endereço do IEBM é Rua Cel. Gomes Machado, 140, 5º andar, Centro, Niterói, RJ.