Espiritismo .NET

Ator global refaz os passos do médium Chico Xavier

Ator global refaz os passos do médium Chico Xavier



Gisele Barcelos


Escolhido para interpretar Chico Xavier no filme sobre a vida do médium, o ator global Nelson Xavier visitou a cidade esta semana para conhecer lugares e pessoas relacionados à história de Chico. Hoje, o ator estará também em Pedro Leopoldo, cidade natal do médium. “Esse é o meu primeiro contato. Não conhecia Uberaba”, conta.


Mesmo declarando não seguir qualquer religião, Nelson emocionou-se várias vezes durante entrevista coletiva, ontem, ao falar sobre a história do médium. Segundo o ator, há cinco anos recebeu um exemplar do livro “As Vidas de Chico Xavier”, escrito pelo jornalista Marcel Souto Maior, mas o convite para viver o protagonista só aconteceu no ano passado. “Chorei ao ouvir a notícia no telefone. E estes três dias que estive aqui, estou chorando várias vezes, porque as revelações, os contatos das pessoas, as coisas que me contam dele, os lugares que ele esteve, todos me arrebatam. Tudo é muito carregado de uma energia, que só chorando”, lembra.


Para o global, o filme será importante para projetar o cinema brasileiro, inclusive fora do país. Ele salienta que o enredo contará a trajetória de Chico como se fosse um programa de televisão, voltando várias vezes ao passado. De acordo com o ator, o público também irá se surpreender com um lado descontraído do médium. “Tem momento de riso e descontração. Ele foi uma pessoa muito engraçada e está cheio de piadas. Encontrei com a pessoa que cuidava dele, a Dinorá, e chorei de rir”, confessa.


Quanto à reação do público, o ator brinca: “Espero que as pessoas chorem como eu [risos]. Porque o roteiro está sendo conduzido não para mostrar a história de uma pessoa excepcional, porque ele já é, mas vamos contar a vida de um ser humano”.


As filmagens do longa devem começar entre maio e junho, com previsão de dois meses de duração. Já existem cenas que serão rodadas na cidade. Na passagem por Uberaba, Nelson esteve na residência de Chico, na Casa da Prece, em Peirópolis e também participou da distribuição de alimentos.


Notícia publicada no JM Online, em 10 de março de 2009.