Carregando...

  • Início
  • Evento comemora 30 anos da morte de J. Herculano Pires

A Associação Brasileira de Pedagogia Espírita, com o apoio da Editora Comenius, da Editora Paidéia e da Fundação Maria Virgínia e Herculano Pires, promove no dia 7 de março de 2009, sábado, o Seminário ‘Herculano, Tempo e Espírito’.

  • Data :09 Feb, 2009
  • Categoria :

Evento comemora 30 anos da morte de J. Herculano Pires

A Associação Brasileira de Pedagogia Espírita, com o apoio da Editora Comenius, da Editora Paidéia e da Fundação Maria Virgínia e Herculano Pires, promove no dia 7 de março, sábado, o Seminário “Herculano, Tempo e Espírito”. Trata-se da comemoração dos 30 anos de desencarne do filósofo, jornalista e escritor espírita José Herculano Pires.

O evento contará com a presença de vários especialistas que abordarão diversos aspectos da vida e da obra do mestre de Avaré, que, segundo definiu Emmanuel, foi o “metro que melhor mediu Kardec”.

Heloísa Pires, filha de Herculano, falará da vida e da personalidade do pai, logo na abertura; Dora Incontri, que seguiu as pegadas do filósofo e educador e que está organizando o evento, vai tratar da abrangência de sua obra literária, filosófica e pedagógica. Depois será a vez de Alysson Leandro Mascaro, professor de Filosofia do Direito da Faculdade São Francisco (USP), que fará uma análise das obras filosóficas de Herculano. Alessandro Cesar Bigheto, pedagogo e mestre em Educação, exporá as idéias socialistas de Herculano.

No período da tarde, o médico e coordenador do curso de Tanatologia, da Faculdade de Medicina da USP, Franklin Santana Santos, falará sobre Educação para a Morte, obra de Herculano, que inspirou este curso da USP. Mauro Spínola, professor da Escola Politécnica da USP, lembrará as ideias de Herculano a respeito do Centro Espírita e depois haverá um painel com exposições de trabalhos feitos na Universidade sobre o tema Herculano.

Francisco Cajazeiras, médico do Ceará e autor de vários livros, fará o encerramento, enfocando a relação Herculano-Kardec. Destaque da data é o lançamento de um livro inédito da autoria de Herculano Pires, Relação Corpo-Espírito, pela Editora Paidéia. No local, haverá livraria, uma pequena exposição comemorativa e sessão de autógrafos, além da parte artística.

Um evento imperdível pelo conteúdo e pela homenagem saudosa dos que conviveram com Herculano ou simplesmente admiram sua obra.

O Seminário “Herculano, Tempo e Espírito” será realizado das 8h30min às 17h30min no Centro de Convenções Rebouças (metrô Hospital das Clínicas), Av. Rebouças, 600, São Paulo, SP.

Outras informações sobre o evento podem ser obtidas no site www.pedagogiaespirita.org.br , ou pelo telefone (11) 4032 8515.