Espiritismo .NET

Encontro debaterá a importância do Estudo Sistematizado para a Casa Espírita

Encontro debaterá a importância do Estudo Sistematizado para a Casa Espírita



Com o tema central "ESDE: Escola do Espírito", a Federação Espírita do Estado da Bahia promoverá, em sua sede, em Salvador, o XXI Encontro Estadual do ESDE-2009. O evento será realizado num domingo, dia 8 de março.


O objetivo geral do encontro é debater uma proposta de ensino para o Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita, capaz de integrar teoria e prática em seus aspectos científico, filosófico e religioso, possibilitando ao adepto a vivência dos referenciais espírita-cristãos.


Além disso, o evento visa promover uma discussão da metodologia do ensino espírita, voltado para competências do espírito (conhecimentos, habilidades e atitudes); experenciar técnicas de ensino voltadas para aquisição de competências por parte do estudante do ESDE; capacitar o facilitador no sentido de como utilizar a oratória como um importante instrumento para a mediação do estudo espírita e analisar como a mediunidade influencia nos trabalhos do facilitador do ESDE.


As atividades terão início na parte da manhã, com a prece de abertura, uma saudação de boas vindas pela Presidente da FEEB e a apresentação da metodologia dos trabalhos do Encontro. Logo após, será proferida uma palestra por Adilton Pugliese sobre o tema "O estudo espírita em ação."


Após um pequeno intervalo, os participantes serão distribuídos em quatro subgrupos, onde estudarão "A Metodologia do Ensino Espírita", "Técnicas ativo-participativas", "A oratória no processo ensino-aprendizagem" e "A influência da mediunidade na formação do facilitador do ESDE".


A coordenação destas oficinas ficará sob responsabilidade de Euzebio Raimundo da Silva, Marcus Vinicius, Paulo Alexandrino, Luis Alberto Falcão, James Nei, Carmen Politano e Conceição Campos.


Na parte da tarde, haverá a apresentação de uma peça teatral coordenada pela área de artes da FEEB. Em seguida, serão retomadas as atividades das oficinas iniciadas na parte da manhã, finalizando com uma proposta de ação para o ano de 2009.


Após o intervalo da tarde, será aberta uma plenária para a apresentação dos resultados das oficinas, assim como de um relatório suscinto das ações da Coordenadoria do ESDE desenvolvidas no período de 2006 a 2009.


O Encontro terá atingido o objetivo se todos os presentes apresentarem uma proposta pedagógica para o Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita, capaz de integrar teoria e prática em seus aspectos científico, filosófico e religioso, possibilitando ao facilitador a vivência dos referenciais espírita-cristãos, para o ano de 2009 em todas as Casas Espíritas da Bahia.


As inscrições já se encontram abertas e seguem até o dia 8 de fevereiro.


Outras informações podem ser obtidas no site da FEEB, www.feeb.org.br, ou pelos telefones (71) 3433-2456, (71) 3329-7754 ou (71) 3249-9136.