Carregando...

  • Início
  • Começam as inscrições para a Mostra Abrarte Sul/Sudeste

Programado para acontecer de 23 a 25 de janeiro, em Campinas, o evento tem por objetivo abrir espaço para a apresentação de trabalhos de grupos e artistas espíritas e oficinas de aprofundamento técnico e doutrinário.

  • Data :10 Dec, 2008
  • Categoria :

Começam as inscrições para a Mostra Abrarte Sul/Sudeste

As inscrições para a Mostra Abrarte Sul/Sudeste já iniciaram e podem ser feitas através do site da Associação Brasileira de Artistas Espíritas: www.abrarte.org.br .

O evento está programado para acontecer nos dias 23, 24 e 25 de janeiro de 2009, em Campinas/SP, e tem por objetivo abrir espaço para grupos e artistas espíritas apresentarem seus trabalhos, promover oficinas de aprofundamento técnico e doutrinário, além de proporcionar um intercâmbio e trocas de experiência entre artistas e grupos espíritas de arte dos estados das regiões Sudeste e Sul do Brasil.

A Mostra Abrarte é um evento regional promovido pela Associação Brasileira de Artistas Espíritas. Já foi realizada a edição nordestina, no mês de novembro último, em Guaiúba, na Grande Fortaleza.

A próxima edição, que acontece em Campinas, será experimental, pois vai reunir os Estados das regiões Sul e Sudeste do Brasil. Após a realização do evento, será avaliado se esta experiência de reunir duas regiões continua ou se será melhor desdobrar a Mostra em duas, uma para cada região.

Sobre a Abrarte

A Abrarte tem sua origem ligada ao Fórum de Arte Espírita. O Fórum é um movimento nacional que reúne artistas e integrantes de grupos espíritas de arte de várias cidades e estados brasileiros. Seu objetivo é integrar os artistas e grupos espíritas de arte, visando um fortalecimento dos grupos, um aperfeiçoamento dos trabalhos realizados, através da troca de experiências, de materiais, etc, além de proporcionar uma aproximação uns dos outros, num espírito de fraternidade e união.

O Fórum é viabilizado de duas formas: uma, através da internet, por intermédio de uma lista de e-mails; e outra, através do evento “Fórum de Arte Espírita”, que é a reunião de coordenadores de grupos, líderes do movimento espírita de artes, para debate e discussão de assuntos importantes.

Já foram realizados 5 fóruns-evento, sendo o primeiro em agosto de 2004 , em Florianópolis ; o segundo em dezembro de 2005 , em Curitiba ; o terceiro em Araras , em junho de 2006 ; o quarto em Salvador , em junho de 2007 e finalmente o quinto em Vitória , entre os dias 22 e 24 de maio de 2008 .

Nos Fóruns já realizados, foram tomadas algumas decisões importantes. No primeiro (2004) surgiu a lista de e-mails, utilizada até hoje. No segundo (2005), foi proposto a veiculação de um jornal virtual, o Notícias do Fórum, o qual foi inaugurado em março de 2006. No terceiro (2006), foi viabilizada a comissão que elaborou o site da Abrarte; no quarto (2007), ocorreu a fundação da Abrarte ( Associação Brasileira de Artistas Espíritas ). E no quinto (2008), o primeiro oficial promovido pela Abrarte, foi lançado o primeiro volume do Cadernos de Arte. O próximo Fórum (2009) está marcado para a cidade de Aracaju/SE.

A idéia de fundação desta Associação é bastante antiga, mas ainda não havia sido viabilizada em decorrência de algumas dificuldades, embora fosse um anseio de muitas pessoas que trabalham com arte espírita.

A Abrarte hoje é uma realidade. Constitui-se numa organização nacional que tem por finalidade concretizar os objetivos traçados nos fóruns: proporcionar a união dos grupos, dos artistas e dos companheiros dedicados e de ideal, servindo de veículo de intercâmbio de experiências, de aprendizado, promovendo o crescimento/aperfeiçoamento dos grupos e artistas, através de ações que estimulem o desenvolvimento da criatividade, a produção de trabalhos originais e de teor eminentemente espírita; e proporcionando reflexões e debates em torno da Arte Espírita.