Carregando...

  • Início
  • Crianças que jantam com pais têm notas melhores, diz estudo

Um estudo do governo britânico afirma que crianças inglesas que sentam à mesa junto com os pais todas as noites para jantar obtêm notas melhores na escola do que as demais. Sergio Rodrigues comenta.

  • Data :30 Oct, 2008
  • Categoria :

Crianças que jantam com pais têm notas melhores, diz estudo

Um estudo britânico afirma que crianças inglesas que sentam à mesa junto com os pais todas as noites para jantar obtêm notas melhores na escola do que as demais.

O levantamento intitulado As atividades e experiências das crianças de 16 anos na Inglaterra em 2007 , publicado nesta quinta-feira pelo departamento de Crianças, Escolas e Família do governo britânico, foi feito com 20 mil alunos ingleses.

“Há uma forte relação entre refeições regulares à noite com a família e o desempenho no GCSE (os exames escolares feitos por todos os secundaristas na Grã-Bretanha)”, afirma o relatório.

“Metade dos que quase sempre têm uma refeição com a família à noite obtiveram nota 8 ou superior no GCSE, comparado com quase um terço das crianças que quase nunca têm (refeições com a família à noite).”

As estatísticas indicaram que uma boa relação dos filhos com os pais tem resultado direto no desempenho escolar.

A pesquisa sugere ainda que as crianças que têm limite de horário para sair à noite têm desempenho melhor na escola.

Segundo os dados, 60% das crianças com notas altas tem hora determinada pelos pais para voltar para casa.

A pesquisa também traz dados sobre um problema que preocupa muitos pais na Inglaterra e nas demais nações da Grã-Bretanha – a intimidação das crianças por demais colegas.

“Em média, aqueles que disseram ter sido intimidados foram substancialmente pior nos seus testes de GSCE do que aqueles que não foram (intimidados)”, afirma o relatório.

“Aqueles que disseram ter sido intimidados têm o dobro da probabilidade de não estar empregado, estudando ou em treinamento aos 16 anos.”

Notícia publicada na BBC Brasil , em 27 de junho de 2008.

Sergio Rodrigues comenta*

Na questão 582 de “O Livro dos Espíritos”, os Espíritos afirmam que a paternidade - entendido o termo em seu sentido amplo, que abrange o pai e a mãe - é, sem contestação, uma verdadeira missão. “Deus colocou os filhos sob a tutela dos pais, a fim de que estes o dirijam pela senda do bem… Se este (o filho) vier a sucumbir por culpa deles, suportarão os desgostos resultantes dessa queda e partilharão dos sofrimentos do filho na vida futura, por não terem feito o que lhes estava ao alcance para que ele avançasse na estrada do bem”, completam os Espíritos.

Desse modo, fica claro que a paternidade é uma verdadeira missão e, ao mesmo tempo, um grandíssimo dever, que envolve, mais do que pensa o homem, a sua responsabilidade quanto ao futuro. Ao receber sob a tutela de pai ou mãe um espírito, Deus lhe confia a tarefa de dirigir este espírito que está retornando à senda do bem. Para tanto, dá a este espírito uma organização física débil, propícia a todas as impressões, facilitando a tarefa dos pais de formar o seu caráter. Assim, os pais têm uma missão que terão de prestar conta se falharem.

Todos os momentos são oportunidades de educar. No caso da matéria em questão, é destacado o momento do jantar, como poderia ser qualquer outro em que a família se reunisse. É um momento de descontração, de esquecimento temporário das dificuldades do dia a dia. Não é mera coincidência que as crianças que partilham com os pais esse momento tenham um melhor aproveitamento escolar. O bom desempenho na escola, neste caso, reflete a boa ambiência espiritual que existe nos lares em que essa prática, hoje relegada pelos compromissos que a vida moderna impõe, ainda é mantida.

Quanto a outra circunstância apontada pela pesquisa, referente ao limite de horário para sair à noite, é claro que um modo de vida mais disciplinado, regrado, sem os excessos dos prazeres noturnos, contribuem para a manutenção de melhores condições de saúde, propiciando ao corpo físico condições mais favoráveis às tarefas de estudo.

  • Sergio Rodrigues é espírita e colaborador do Espiritismo.Net.