Carregando...

  • Início
  • 150 anos da Revista Espírita será tema da CONEMAT 2008

José Raul Teixeira e Cosme Massi são presenças já confirmadas na 14ª Confraternização dos Espíritas de Mato Grosso - CONEMAT, nos dias 11, 12 e 13 de julho, em Rondonópolis.

  • Data :13 Jun, 2008
  • Categoria :

150 anos da Revista Espírita será tema da CONEMAT 2008

O tema “O Espiritismo em revista: 150 anos da Revista Espírita” será desenvolvido pelos palestrantes Raul Teixeira e Cosme Massi na 14ª Confraternização dos Espíritas de Mato Grosso - CONEMAT. Nos dias 11, 12 e 13 de julho, o evento realizado para espíritas será no Parque de Exposição Agropecuária da cidade de Rondonópolis/MT.

A CONEMAT é realizada a cada 2 anos pela Federação Espírita do Estado de Mato Grosso (FEEMT) e visa a confraternização dos trabalhadores e freqüentadores de centros espíritas de todo Estado. A primeira CONEMAT foi no ano de 1980, na cidade de Rondonópolis. Desde a primeira, contou com a participação de Raul Teixeira e do Prof. Mario da Costa Barbosa.

O tema Revista Espírita foi sugerido por Raul Texeira como forma de refletir este meio que grandemente difundiu o Espiritismo no mundo. A 1ª edição da Revista Espírita - Jornal de Estudos Psicológicos (Revue Spirite - Journal d Études Psychologiques) data de 1º de janeiro de 1858, na cidade de Paris, na França, e foi escrita por Allan Kardec até sua desencarnação em 31 de março de 1869. O objetivo da Revista era o desenvolvimento e debate de idéias, o relato de manifestações materiais ou inteligentes, evocações, notícias relativas ao Espiritismo, ensino dos espíritos, dentre tantos assuntos já abordados. Foi o que deu sustentação à difusão e ao esclarecimento acerca da nova doutrina que surgia. Hoje, quem edita a Revista é a União Espírita Francesa e Francofônica (Union Spirite Française et Francophone) – USFF, em conjunto com o Conselho Espírita Internacional - CEI, nas línguas francesa, esperanto, espanhola, inglesa, polonesa e russa.

Para a realização é criada uma comissão especial para a organização de todo evento. Em 2008, sendo realizado na cidade de Rondonópolis, a comissão é coordenada por Anne Marie Pfann Tomckyk, presidente da FEEMT Regional. Com colaboradores dedicados, os preparativos estão a todo vapor. A comissão preparou inclusive uma campanha promocional para facilitar o acesso do maior número de pessoas ao evento. Consiste na venda de camisetas e bonés promocionais que dão direito a ganhar inscrições. Na FEEMT, quem faz a ponte com esta comissão é Luiza Leontina, que foi eleita presidente da FEEMT na última Assembléia Geral em março. “Neste evento, temos a oportunidade dupla: Uma, de revermos os ensinamentos da doutrina espírita, esta luz que norteia os nossos passos nos dias difíceis do momento de transição de nosso planeta. Outra oportunidade valiosíssima é que este é um momento de nos confraternizarmos, revendo-nos uns aos outros das várias regiões do estado e neste espaço de convivência”, diz Luiza. Lembra ainda que “num momento de abastecimento espiritual e com as contribuições e os benefícios deste encontro, estaremos, formando assim o grande feixe de varas ensinado por Jesus, nosso Modelo e Guia, cooperando com Ele, na instalação da Era Nova”.

Para mais informações visite o site da Conemat: http://www.feemt.org.br/conemat/ , ou ligue para (65) 3644-2727.