Espiritismo .NET

Mega-evento marca 100 anos de Chico

Mega-evento marca 100 anos de Chico



Contagem regressiva para as comemorações pelo centenário do Mineiro do Século. Saiba detalhes da festa


Um mega-evento está sendo formatado para marcar o Centernário de nascimento de Chico Xavier. O local será sua cidade natal, Pedro Leopoldo, em Minas Gerais. A idéia é que seja um dia todo com uma programação dedicada ao público de todas as faixas etárias: crianças, adultos e terceira idade.


Estão envolvidas na organização o Governo de Minas Gerais, a prefeitura de Pedro Leopoldo, entidades de classe, a Fundação Cultural Chico Xavier e a Associação Estação da Luz, de Fortaleza. “A previsão é que mais de 50 mil pessoas participem dos festejos”, conta Marcos Paulo, que faz parte da equipe da Associação Estação da Luz.


Um Tributo com cantores nacionais está programado.


O presidente da Fundação que leva o nome do médium mineiro, Luiz Carlos Moreira, enfatiza a importância da iniciativa. “Será um momento inesquecível, em que mais de 50 mil corações estarão unidos em torno de Chico Xavier”.



No Ceará


Também em abril de 2010, a Associação Estação da Luz deverá fazer um evento alusivo a data, a exemplo da Semana Chico Xavier, que já acontece há três anos.



MEMORIAL


Dois Memoriais para homenagear Chico em seu centenário: um em Uberaba e outro em Pedro Leopoldo. Orçado em R$ 4,9 milhões, o Memorial de Uberaba está sendo construído na Mata do Carrinho, onde o médium refletia e fazia seu trabalho social. As obras têm prazo estimado de 18 meses, numa área de 1,4 mil metros.


O espaço físico contará com biblioteca, auditório, sala de vídeo para 230 pessoas, galeria para exposições, administração, café social, praça, estacionamento, sanitários e espelho d´água.


Em relação ao andamento do Memorial Chico Xavier, em Pedro Leopoldo, o presidente da Fundação Cultural Chico Xavier, Luiz Carlos Moreira, declara que as obras ainda estão na fase de licitação.


Carlos adianta que terá livrarias, lanchonetes e a “Passarela das Palavras” que, segundo ele, irá ser um local em que os visitantes poderão ler mensagens de Chico Xavier através de um chão de vidro.


Num outro espaço, estará a Praça da Luz. Este local projetará um feixe de luz, que incidirá diretamente em outra, a Praça do Monumento - “local onde terá um marco que representará o primeiro contato de Chico com Emmanuel”, revela.


No ambiente, o Espaço Chico Xavier, um museu com objetos pessoais, como seus pares de óculos, inúmeros lápis que usou, folhas que psicografou e a inesquecível coleção de boinas. O lugar escolhido para o Memorial será no Açude do Capão, na cidade natal de Chico, em Pedro Leopoldo, “pois foi neste local que Chico viu seu benfeitor espiritual Emmanuel pela primeira vez”.



COMENDA DA PAZ


Além disso, a Comenda da Paz Chico Xavier, oferecida pelo Governo do Estado de Minas Gerais a dez entidades e/ou pessoas pelo trabalho social, teve como uma das contempladas a Associação Estação da Luz, localizada no Eusébio (CE), que promove a Mostra Brasileira de Teatro Transcendental e a Semana Chico Xavier. A Comenda foi entregue dia 07 de março, em Uberaba.



Mais informações:


www.chicoxavier.org.br


Notícia publicada em O Diário do Nordeste, em 30 de março de 2008.