Carregando...

  • Início
  • Evento em homenagem a Chico Xavier realizado em Uberaba

Com caravanas de diversos estados do Brasil e participantes do exterior, foi realizado nos dias 19 e 20 de abril de 2008, o I Encontro Nacional dos Amigos de Chico Xavier e sua Obra.

  • Data :01 May, 2008
  • Categoria :

Evento em homenagem a Chico Xavier realizado em Uberaba

Com caravanas de diversos estados do Brasil e participantes do exterior, foi realizado nos dias 19 e 20 de abril de 2008, nas dependências do Clube Sírio Libanês, em Uberaba, MG, o I Encontro Nacional dos Amigos de Chico Xavier e sua Obra. Ao evento, promovido pela AME (Aliança Municipal Espírita) de Uberaba e Pedro Leopoldo, MG, estiveram presentes cerca de 2 mil participantes, segundo nota da imprensa local.

Os diversos oradores destacaram a grandiosidade da obra do médium Chico Xavier, que veio dar seqüência ao trabalho da codificação do Espiritismo levada a efeito pelo grande mestre lionês Allan Kardec. Na abertura dos trabalhos, o presidente da FEB (Federação Espírita Brasileira), Nestor Masotti, fez relato do grande esforço que o departamento editorial da FEB vem desenvolvendo por verter para outros idiomas, já em número expressivo, a importante obra mediúnica de Chico Xavier.

A primeira oradora, Marlene Nobre, médica e presidente da AME (Associação Médico-Espírita do Brasil), enfatizou importantes pontos das obras de André Luiz que já foram confirmados pela ciência e outros que ainda estão no aguardo de avanços científicos para tal. Caio Ramacciotti fez uma resenha muito rica da vivência de seu pai, Rolando Mário Ramacciotti, com Chico Xavier, uma experiência maravilhosa da qual também participou.

Falaram ainda como oradores convidados outros importantes amigos de Chico: Manoel Tibúrcio Nogueira, de Ituituba, MG; Weimar Muniz de Oliveira, de Goiânia, GO; Adelino da Silveira, de Mirassol, SP; o  médico e renomado escritor espírita uberabense Elias Barbosa; Jhon Harley Madureira Marques, de Pedro Leopoldo, MG, que está se aprofundando nas pesquisas históricas da vida e da obra de Chico Xavier, especialmente na terra natal do médium; Flávio Mussa Tavares, de Campos, RJ, filho do inesquecível Clóvis Tavares, que com simplicidade, mas de forma profunda, falou da trajetória de seu pai junto ao medianeiro de Uberaba; Geraldo Lemos Neto, de Belo Horizonte, MG, promoveu o lançamento do livro “Militares no Além”, com mensagens de militares brasileiros psicografadas por Chico Xavier e catalogadas pela autora Wanda Joviano, amiga pessoal de Chico.

Também prestou suas homenagens permeada por informações do movimento federativo o presidente da União Espírita Mineira, Marival Veloso de Matos. O último orador a falar foi Carlos Baccelli, um dos organizadores do evento, enfatizando a necessidade de se valorizar convenientemente a obra psicográfica de Chico Xavier, importantíssima no aprofundamento e melhor compreensão da Doutrina Espírita. Baccelli noticiou que os Encontros prosseguirão alternadamente nas cidades de Uberaba e Pedro Leopoldo a cada ano.

Na noite de sábado, o produtor Oceano Vieira de Melo, que vem resgatando a vida e a obra de pioneiros do movimento espírita,  projetou Vídeo Inédito sobre Chico Xavier. Abrilhantaram a parte musical o Coral “Harmonia”, de Birigui, SP e Sérgio Santos de Uberaba, MG.