Espiritismo .NET

Brasil é 2º país mais religioso do mundo, diz pesquisa

Brasil é 2º país mais religioso do mundo, diz pesquisa


Marcelo Crescenti
de Frankfurt


O Brasil é o segundo país com a maior proporção de pessoas que se consideram religiosas, segundo uma pesquisa da fundação alemã Bertelsmann.


Segundo a pesquisa, mais de 96 por cento da população brasileira se considera religiosa, a mesma proporção registrada na Guatemala.


Mas o país centro-americano foi considerado o "mais religioso" por causa da alta proporção de pessoas que se consideram "altamente religiosas", de 76%, maior do que a do Brasil, de 71%.


Segundo a enquete, feita em 21 países e que incluiu 21 mil entrevistas, depois do Brasil, os países mais religiosos são Indonésia e Marrocos, com porcentagens pouco abaixo da brasileira.



Fiéis "ativos"


O Brasil fica em terceiro lugar na lista dos países com fiéis ativos, que tomam parte em rituais religiosos como a missa.


Os países com o menor percentual de pessoas religiosas no mundo são Grã-Bretanha, França e Rússia.


Os Estados Unidos ficaram em quinto no ranking de países religiosos com 89% de fiéis e 62% por cento de “fervorosos”.


A pesquisa, intitulada Monitor Religioso, fez cem perguntas a cada entrevistado sobre vários aspectos da religiosidade e é uma das maiores do mundo sobre o assunto.


Notícia publicada na BBC Brasil, em 19 de dezembro de 2007.



Sergio Rodrigues* comenta


A pesquisa promovida por essa instituição alemã reflete a informação trazida por Humberto de Campos, no livro "Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho", psicografado por Francisco Xavier, dando conta que Jesus, o governador espiritual do Planeta, transplantou para este País a árvore do seu Evangelho. Ao povo deste País, recairia a responsabilidade de fazer frutificar as obras do amor que o Cristo tem por todas as criaturas. Apesar das modernas ideologias que exacerbam os valores materiais, privilegiando o "ter" em detrimento do "ser", quando os valores morais são relegados a plano secundário, a lição do Cristo está aí, se ainda não vivenciada pelo nosso povo como ele nos ensinou, pelo menos sendo reconhecida como um lenitivo de esperança e consolação, fortalecendo os brasileiros diante das dificuldades que se lhe apresentam a todo momento.
 
Sem querermos ser ufanistas, o povo brasileiro, tão sofrido e enfrentando provações de toda natureza, dá ao mundo um exemplo de resignação e confiança no poder e na misericórdia de Deus, esperando, com seu trabalho e sua fé, irradiar para o mundo a confiança no advento da cristianização de toda a humanidade. Não importa a religião que se professe. O que tem significado importante dessa pesquisa é constatar que o nosso povo não se deixou levar pela incredulidade que a busca por conquistas materiais tende a semear.


* Sergio Rodrigues é espírita e colaborador do Espiritismo.Net.