Espiritismo .NET

Livraria itinerante divulga obra de escritores espíritas

Livraria itinerante divulga obra de escritores espíritas



A Livraria Itinerante Chico Xavier, que funciona dentro de um ônibus, divulga por todo o País as obras de escritores espíritas. Cerca de 5 mil exemplares, entre livros, CDs, DVDs, fazem parte do acervo que pode ser visitado e adquirido


Fátima Guimarães, da Redação


Levar o conhecimento da doutrina por meio de obras de escritores espiritualistas. É o que faz a Livraria Itinerante Chico Xavier que pela sexta vez está em Fortaleza. Um pouco da história espírita é transportada dentro do ônibus que visita várias cidades brasileiras. São cerca de 5 mil exemplares, entre livros, CDs, DVDs. Desse total, 473 obras foram psicografadas por Chico Xavier.


Música, ambiente climatizado e um acervo variado. Nas prateleiras da livraria podem ser encontradas as obras básicas espíritas como o Livro dos Espíritas, o Evangelho Segundo o Espíritismo e os Livros dos Médiuns (parte científica da doutrina). Além de Chico Xavier, há obras de Divaldo Pereira Franco, Yvonne do Amaral Pereira e Allan Kardec. Este último foi o codificador da doutrina espírita. No local, também há títulos adaptados para crianças e adolescentes.


O coordenador da livraria, Francisco Sena Neri, diz que a média de visitantes diária é de cerca de 600 pessoas. Muitos vão para conhecer o espaço, independente da crença. Os simpatizantes e adeptos compram, fazem encomenda de artigos que não encontram no lugar.


De Fortaleza, a livraria segue para Aracati, Mossoró, Natal, Recife até chegar novamente em Minas Gerais.


Neri acrescenta que Chico Xavier foi o maior espírita do mundo e o que mais psicografou livros espíritas. Mineiro, nascido em Pedro Leopoldo (Uberaba), morreu em junho de 2002. Francisco Neri diz que a livraria foi idealizada pela Organização não-Governamental Estação da Luz. Ele lembra que o espaço é aberto ao público com entrada gratuita. "Estamos aqui para divulgar as obras espíritas."


Muitos que circulam pelo calçadão da Beira Mar entram para conhecer o local. A estudante Cristiane Aquino foi uma delas. Ela observa que é católica, mas sempre se interessou pela leitura de livros espírita. "Tenho muitos amigos espíritas e gosto de ler sobre o assunto."


A Livraria Itinerante Chico Xavier pode ser visitada diariamente até o próximo dia 29, das 9 às 21 horas, na avenida Beira Mar (próximo à Praça dos Estressados). Entrada gratuita. As compras podem ser pagas em dinheiro, cheque e cartão de crédito.


Notícia publicada no Jornal O Povo, em 9 de fevereiro de 2008.