Carregando...

  • Início
  • Concerto gratuito com pianista espírita

Itajara Dias, pianista do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, que iniciou os estudos de música aos 4 anos, fará recital no Espaço Cultural, em João Pessoa/PB, no próximo dia 24 de janeiro, com entrada franca.

  • Data :18/01/2008
  • Categoria :

Pianista do Theatro Municipal do Rio fará recital no Espaço Cultural

Itajara Dias, pianista do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, além de compositor, é um dos nomes mais conceituados no gênero clássico nacional, que já se apresentou no Brasil e exterior.

Ele fará um recital de piano no próximo dia 24, às 20 horas, no Cine Bangüê do Espaço Cultural, com participação especial do seu filho Vinícius Dias e lançamento do CD “Música para Concerto”. O concerto integra o projeto “Quintas Musicais”, da Funesc. Entrada franca. Mais informações: (83) 3211-6221.

Carioca, hoje com 50 anos, Itajara iniciou seus estudos de música aos quatro anos com acordeon, fazendo várias apresentações. Aos nove anos, começou a escrever suas primeiras composições. Até hoje, já produziu valsas, choros, prelúdios, rapsódias, fantasias, sonatas, canções, um concerto para piano e orquestra, música para coral, ballet, teatro e música de câmara, além de fazer arranjos.

Estudou violino aos doze anos e, aos quatorze, identificou-se com o piano, instrumento que adotou em sua vida. Graduou-se em Piano pela Faculdade do Conservatório de Música de Niterói, onde estudou também composição, contraponto, regência e orquestração. Itajara é também psicólogo, exerceu a função durante alguns anos, até optar definitivamente pela música.

Desde 2006, Itajara está com um projeto “Um Piano na Rua”, levando música clássica ao maior número de cidades e capitais possíveis, tocando na rua. Neste projeto já se apresentou em teatros, praças, clubes, escolas etc. Em 2006 composições suas foram coreografadas pelo Ballet do Theatro Municipal do Rio e, por diversas vezes, apresentou-se com Ana Botafogo.

“As músicas compostas por Itajara Dias me fazem sonhar e sinto vontade de dançá-las. Elas me tocam a alma”, diz a 1ª bailarina Ana Botafogo. Já o escritor Paulo Coelho opina: “Itajara Dias tem a sensibilidade adequada para captar as emoções mais profundas em suas músicas”.

Notícia publicada em O Norte Online , em 17 de Janeiro de 2008.