Carregando...

  • Início
  • CONCAFRAS-PSE 2008 no Carnaval

A Confraternização das Campanhas de Fraternidade Auta de Souza e Promoção Social Espírita será realizada em São Carlos/SP, de 2 a 5 de fevereiro deste ano. O evento já se encontra em sua 52ª edição.

  • Data :11/01/2008
  • Categoria :

CONCAFRAS-PSE 2008 no Carnaval

A Confraternização das Campanhas de Fraternidade Auta de Souza e Promoção Social Espírita é um encontro anual de trabalhadores espíritas. Foi criada com a finalidade de dinamizar as Campanhas de Fraternidade Auta de Souza, porém hoje, possui diversos objetivos. Acontecendo há mais de 50 anos, ininterruptamente, a CONCAFRAS-PSE não tem sede definitiva. Trata-se de uma caravana de amor e fraternidade, constituindo-se de um movimento de caravaneiros, integrando o Movimento Espírita na Pátria do Evangelho, e não de um órgão. Sua presidência alterna-se anualmente, conforme a instituição espírita que a patrocine.

A CONCRAFRAS-PSE tem deixado nas cidades por onde passou um rastro de luz, fundando e aperfeiçoando centenas de Campanhas de Fraternidade Auta de Souza e de trabalhos de assistência e promoção social espírita, além da divulgação da Doutrina Espírita de porta em porta, através da realização da campanha por todos os caravaneiros que comparecem ao conclave, o que atinge milhares de lares todos os anos.

Como ocorre o evento

O evento é constituído por diversos momentos em que se alternam estudos doutrinários, na forma de cursos, confraternização e práticas assistenciais.

Iniciando-se sempre no sábado de Carnaval, quando se dá a abertura do conclave, a primeira atividade coletiva sempre é a realização da Campanha de Fraternidade Auta de Souza, no domingo pela manhã, da qual participam todos os caravaneiros, inclusive as crianças presentes ao encontro.

Seguem-se, no domingo e segunda-feira, os estudos doutrinários, em que, entre outras coisas, são ministrados inúmeros cursos nos quais são apreciados os mais diversos trabalhos de assistência e promoção social espíritas que acontecem pelo Brasil afora.

Assim, a CONCAFRAS-PSE também é um grande encontro de treinamento de trabalhadores espíritas, já que os caravaneiros de uma cidade ou região podem trocar experiências com os caravaneiros de outras regiões, enriquecendo, desta maneira, o aprendizado de todos.

Após os estudos, acontecem as práticas assistenciais, sempre correspondentes aos cursos aplicados, nas quais o caravaneiro irá vivenciar, na prática, o que aprendeu nas salas de aula.

O encerramento se dá na terça feira, em clima de muita solidariedade e confraternização.

O estudo e o trabalho assistencial na CONCAFRAS

Os pontos culminantes da CONCAFRAS-PSE são os estudos doutrinários e as atividades práticas. Os estudos dividem-se em vários temas.

O Tema Campanha de Fraternidade Auta de Souza, com aproximadamente uma hora de duração, também é um dos temas estudados por todos os participantes. Objetiva estudar e aperfeiçoar a campanha. Após o estudo, todos os participantes partem em grupos para as ruas a fim de realizarem, juntos, a mesma.

O Tema Central, com aproximadamente duas horas de duração, é um tema estudado por todos os participantes divididos em salas de aula. Consiste, geralmente, no estudo e reflexão de um tema extraído do Evangelho Segundo o Espiritismo, uma das obras da Codificação da Doutrina Espírita.

O Tema Especial, também com duas horas de duração, é o terceiro tema estudado por todos os participantes do evento. Seu enfoque está geralmente associado às necessidades das Casas Espíritas.

Os Temas Atuais trazem uma inovação para a CONCAFRAS 2008. São temas voltados para as necessidades pessoais dos trabalhadores. Foram convidados excelentes palestrantes para satisfazer aos anseios dos participantes.

Os Temas Livres, consistem em um rápido painel de 1 hora de duração, com apresentação de experiências de diversas Instituições Espíritas da Pátria do Cruzeiro e de outros países.

Como ponto principal, temos os Temas Específicos, com aproximadamente seis horas de duração. Aborda experiências práticas voltadas a promoção social, desenvolvidas por instituições em todo Brasil. São mais de 50 temas diferentes para você escolher. Os instrutores destes temas configuram-se como especialistas em sua área de atuação, aptos, portanto, à apresentação de suas experiências e ao auxílio daqueles que pretendam desenvolver experiências similares em seus locais de atuação.

Durante o evento, os alunos dos Temas Específicos realizam Atividades Práticas Assistenciais de acordo com o estudo realizado, adquirindo experiência, espalhando consolações, atendendo o infortúnio oculto e amparando os aflitos de toda ordem.

A participação da criança e do jovem

Paralelamente aos estudos dos adultos, os jovens de 12 e 13 anos podem optar por fazer cursos voltados para sua faixa etária.

As crianças também participam deste evento em todos os seus dias. Uma equipe específica de trabalhadores dedica-se à realização da “Concafrinhas”, com todos os filhos dos participantes em momentos de estudo e trabalhos assistenciais.

Informações e inscrições

As informações completas sobre o CONCAFRAS-PSE 2008 podem ser obtidas no seguinte endereço: http://www.concafras2008.org.br . No site, é possível fazer as inscrições antecipadas, que tem o seu valor reduzido até o próximo dia 25 de janeiro. A entidade patrocinadora deste ano disponibiliza um telefone para qualquer outra orientação sobre o evento que seja necessária: (16) 3375-4102.