Renovemo-nos hoje

Somos testemunhas de culpas e remorsos que passaram impunes diante de tribunais terrestres, e anotamos a Justiça Imanente, Universal e Indefectível, que confere a cada Espírito o galardão da vitória ou o estigma da derrota, segundo as realizações que edificou para si mesmo. ​Sabemos que não vale perguntar com a Ciência, menoscabando a consciência, e não ignoramos que as tragédias e as lágrimas que fazem o inferno, nas regiões sombrias, se originam , de maneira invariável, do sentimento desgovernado e vicioso.

Fundamentos da União

Notem o detalhe de determinado trecho: conselhos oficiosos, quando lhe são solicitados. Eis o princípio da democracia, do respeito à liberdade alheia e mesmo o espírito da unificação, tão defendido e necessário em nosso movimento. O exemplo partiu do próprio Codificador, ao referir-se à Sociedade por ele mesmo fundada. Autoridade apenas da experiência de instituição mais antiga, digamos. Laços fundados na simpatia de vistas, puramente morais. Sem quaisquer outras filiações oficiais. Apenas o princípio basilar norteando os relacionamentos e intercâmbios: caridade e amor ao próximo.

39˚ CONGRESSO ESPÍRITA DE GOIÁS

A Federação Espírita do Estado de Goiás (FEEGO) realiza há 39 anos, no período de carnaval, em Goiânia, o congresso que reúne estudiosos da doutrina espírita e simpatizantes em uma programação diversificada que atende separadamente bebês, crianças, jovens, adultos e suas famílias que conta com espaço e abordagens de temas específicos.

O Consolador ante os novos tempos é o eixo temático que permeará todas as ações e atividades previstas para o 39º Congresso Espírita de Goiás.

O Espiritismo na literatura clássica - Roma

Como bem se sabe, toda a cultura latina é uma expressão ampliada e adaptada da grega. De modo que somente pelas características mais cotidianas e técnicas da vida se diferencia a alta cultura da Grécia Clássica e da Roma Antiga. No mais, a educação do patrício romano consiste no estudo dos clássicos, preferencialmente nos originais em grego. Não assusta que a sua literatura seja quase que uma cópia daquela, onde o panteão de deuses, a mitologia, a filosofia implícita e os temas tendem a se repetir.

Duas concepções de deus na bíblia: a torá e a epístola aos gálatas

Lendo a epístola aos Gálatas, escrita por Paulo de Tarso, encontrei uma pérola: "E porque sois filhos, enviou Deus aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Abba, Pai! De  forma que não já és mais escravo, mas filho. Se és filho, és também herdeiro, graças a Deus." (Gálatas 4:6) Esse é um versículo muito rico, que, no contexto dessa carta, nos faz tecer muitas considerações.

Homem negro acusado de triplo assassinato é inocentado e libertado após passar mais de 40 anos preso

Kevin Strickland sempre afirmou que estava em casa assistindo TV quando crimes foram cometidos. Ele foi condenado por júri totalmente branco em 1979 e provas de que única testemunha admitiu ter reconhecido homem errado não foram apresentadas. “Não estou necessariamente com raiva. Isso é muito. Acho que criei emoções que todos vocês ainda não conhecem ”, disse ele aos repórteres ao deixar o Centro Correcional Western Missouri, em Cameron. “Alegria, tristeza, medo. Estou tentando descobrir como colocá-los juntos”.  Mabel Velez, comenta.

Comunicação mediúnica: O Natal de João

Após breves instantes, João se viu no hospital. Sozinho e doente, o enfermo, carente de atenção, saúde e sofrendo na solidão. Em crente oração, pensava o enfermo naqueles que também necessitavam de cura, saúde e conforto. Orando, tal qual Jesus, na tarde esplendorosa, ensinando a dominical oração. E João viu Jesus, novamente, nos lábios crentes, que na vida Além, por certo, a saúde lhe voltaria, bem como a alegria de servir e amar. O anjo bom, com sua diáfana mão, enxuga as lágrimas e abençoa a pobre enfermo.

Reencarnação, filosofia e ciência

Na obra do mestre lionês, Allan Kardec, a reencarnação ela se desenvolve eminentemente de maneira filosófica, pois não havia empiria que a sustentasse como ciência. Portanto, em uma primeira fase, dentro da doutrina espírita, a reencarnação ela foi sustentada filosoficamente. Nela, grande número de problemas são resolvidos, como as injustiças sociais, as desigualdades intelectuais, a dor e etc.

Roberto Cabrini conversa com mãe afegã que precisou vender a própria filha em troca de comida

Durante o quadro A Grande Reportagem, o jornalista foi a um lixão no Afeganistão e encontrou famílias afegãs que vivem do lixo. Uma das pessoas é uma mulher que, em um ato de desespero, vendeu a própria filha de apenas um ano por US$  para alimentar seus outros filhos famintos e doentes.  Cabrini ainda registra o drama de quem quer fugir do país e sente isso na pele ao viver momentos de tensão na fronteira e passar horas sob a guarda dos soldados do Talibã.  Elaine Bayma comenta.

O êxtase de Paulo de Tarso em 2Cor 12:2-4

A Doutrina Espírita, perante fenômenos tidos por extraordinários, apresenta um corpo coerente de explicações, embasadas pelos procedimentos experimentais realizados por Allan Kardec e alguns espíritas da primeira hora. Sem desconsiderarmos as diferenças de entendimento do que é ciência entre as concepções mais recentes e as do século XIX, destacamos que, para o Codificador, “a explicação dos fatos que o Espiritismo admite, de suas causas e consequências morais, constitui toda uma ciência e toda uma filosofia, reclamando estudo sério, perseverante e aprofundado”. Ainda segundo ele, “o Espiritismo e o Magnetismo nos dão a chave de uma porção de fenômenos sobre os quais a ignorância teceu uma infinidade de fábulas, em que os fatos são exagerados pela imaginação”.

Páginas