Carregando...

  • Início
  • Mãe de 51 anos empresta barriga para filha ter um bebê, em Goiás

Feliz com a situação, Maria da Glória, dona de casa e futura avó da criança, fez a fertilização in vitro pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no Hospital das Clínicas de Goiânia. Ela precisou emagrecer 11 kg para conseguir engravidar. Reinaldo Monteiro Macedo comenta.

  • Data :16/09/2012
  • Categoria :

18 de setembro de 2012

Mãe de 51 anos empresta barriga para filha ter um bebê, em Goiás

Dona de casa fez a fertilização in vitro pelo SUS, no Hospital das Clínicas. Ela precisou emagrecer 11 kg para conseguir engravidar.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera

Mesmo após ter retirado o útero há 20 anos, a funcionária pública do município de Santa Helena (GO) Fernanda Medeiros será mãe. O procedimento foi possível depois que a mãe dela fez uma fertilização in vitro no Hospital das Clínicas de Goiânia, através do Sistema Único de Saúde (SUS). A técnica de reprodução consiste na colocação de um embrião no útero em laboratório.

A futura avó declara que, além de contribuir na realização de um dos sonhos da filha, ela também está muito contente com a situação. “Esse é um sentimento que não existem nem palavras para explicar”, comenta a dona de casa Maria da Glória, de 51 anos, que teve de emagrecer para conseguir engravidar. “A minha mãe foi guerreira. Ela teve que estar com a saúde boa e ainda emagrecer 11 kg”, ressalta Fernanda Medeiros, de 33 anos.

Além de perder peso e fazer acompanhamento com um endocrinologista, a dona de casa lembra como foram os primeiros passos antes da fertilização: “Já tinha cinco anos que eu não menstruava, aí tomei medicamentos e consegui menstruar. Preparei o útero certinho”.

Depois de 11 anos casado com Fernanda Medeiros, o técnico agrícola Alen Martins não esconde a emoção em saber que será pai. “Cheguei para um amigo e contei que minha sogra estava grávida e, consequentemente, ele me deu os parabéns. Já o outro que estava do nosso lado e não sabia do caso, ficou me olhado tentando entender. Agora, estamos muito felizes e ansiosos aguardando que esses noves meses passem o mais rápido possível”, declara Alen Martins.

O médico ginecologista Mário Approbato, responsável pelo processo de fertilização in vitro no Hospital das Clínicas, revela como foi realizado o procedimento para que Maria da Glória engravidasse: “Nesse caso, utilizamos as células germinativas femininas nos ovários da paciente, que não tinha o útero, e, logo em seguida, as fertilizamos com o sêmen do marido dela. Após isso, formou-se um embrião que foi colocado na mãe do futuro bebê”.

Segundo ele, a gravidez deve transcorrer normalmente. “Tudo indica que a gravidez será muita tranquila porque ela tem saúde suficiente para ter uma boa gestação. E, outra coisa que ela tem e que a maioria das jovens não possui, é a determinação de seguir as orientações médicas durante a gravidez. Provavelmente, ela irá seguir o pré-natal muito mais aderente”.

Cadastro

A gravidez da dona de casa foi possível através do programa de Fertilização In Vitro (FIV) que atende famílias de baixa renda no Hospital das Clínicas de Goiânia. A filha dela entrou em contato com a unidade no início deste ano e, em pouco tempo, recebeu o encaminhamento do Sistema Único de Saúde (SUS) para realizar o procedimento.

Para receber todas as informações sobre como funciona a fertilização e fazer o cadastro para aguardar vaga, os interessados devem entrar em contato com a unidade através do telefone (62) 3545-1700.

Notícia publicada no Portal G1 , em 8 de junho de 2012

Reinaldo Monteiro Macedo comenta*

Pelo exposto na reportagem, temos múltiplos exemplos de amor se manifestando numa família. E é exatamente o amor o alvo a atingir por cada espírito criado pelo Pai.

A alegria de todos os envolvidos se revela nas palavras das pessoas dessa família, que contará com mais um membro em breve.

A inteligência nos foi dada por Deus para que possamos evoluir eternamente, e essa inteligência, neste caso, está sendo utilizada para o bem e para a vida, e já está trazendo tanta felicidade a todos pelas demonstrações indubitáveis de amor…

Mais um espírito vai reencarnar e assim ter mais uma oportunidade de dar continuidade à sua busca pelo progresso moral, pelo aprendizado e conquista de conhecimento das verdades da vida.

Vemos aqui um episódio de doação e de amor e damos graças a Deus que a Ciência esteja novamente sendo utilizada para o bem do homem, lembrando que este é o caminho que nos foi ensinado por Jesus.

Toda oportunidade de desenvolvimento de vida deve ser vista com olhos de ver, e entendido como algo belo promovido pela natureza… Pois que assim seja!

  • Reinaldo Monteiro Macedo é aposentado, administrador e analista de sistemas de formação, expositor de estudos e colaborador do Centro Espírita Nair Montez de Castro no Rio de Janeiro/RJ e de algumas outras Casas.