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O psicanalista francês Charles Melman, de 76 anos, usa os conceitos da psicanálise para interpretar as mudanças em curso na sociedade atual, como a dissolução do núcleo familiar e suas conseqüências, que para ele são imprevisíveis. Nara Coelho comenta.

  • Data :02/11/2008
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“A família está acabando”

O psicanalista francês Charles Melman, de 76 anos, foi íntimo colaborador de Jacques Lacan (1901-1981), o principal herdeiro de Sigmund Freud na França. Atento observador da realidade contemporânea, Melman usa os conceitos da psicanálise para interpretar as mudanças em curso na sociedade atual, como a dissolução do núcleo familiar. “Pela primeira vez na história, a instituição familiar está desaparecendo, e as conseqüências são imprevisíveis. Impressiona que antropólogos e sociólogos não se interessem por isso”, diz. A maneira original como ele aborda as transformações sociais o coloca na condição de um dos maiores nomes da psicanálise atualmente. Melman estará no Rio de Janeiro nesta semana para participar de um seminário promovido pela associação psicanalítica Tempo Freudiano e para lançar seu mais recente livro, A Prática Psicanalítica Hoje . De Paris, onde mora, Melman conversou com o repórter Ronaldo Soares, da sucursal do Rio de Janeiro de VEJA. Seguem os principais pontos da entrevista.

FIM DA FAMÍLIA – Assistimos hoje a um acontecimento que talvez não tenha precedente na história, que é a dissolução do grupo familiar. Pela primeira vez a instituição familiar está desaparecendo, e as conseqüências são imprevisíveis. Impressiona-me que os sociólogos e antropólogos não se interessem muito por esse fenômeno. Nesse processo, podemos constatar que o papel de autoridade do pai foi definitivamente demolido. Antes, o menino tinha na figura do pai um rival e um modelo. Um rival que despertava nele o gosto pela competição e um modelo na busca do prazer sexual. Já para a menina, tratava-se de um homem em quem ela procurava se completar. Hoje, com o declínio da figura paterna, nossos jovens podem estar menos propensos a batalhar pelo sucesso, a estabelecer um ideal de vida e até a descobrir o gosto pelo sexo.

JOVENS NO DIVÃ – Fico surpreso quando constato que, se há uma clientela interessada e engajada na psicanálise hoje em dia, é a dos jovens dos 18 aos 30 anos. Eles não procuram o psicanalista pelo fato de reprimirem seus desejos, mas porque não sabem o que desejam. É uma situação totalmente original em relação a Freud. Antes, a pessoa recorria à psicanálise porque não ousava realizar seus desejos. Hoje, principalmente no caso dos jovens, é por não saber o que desejar. Isso acontece porque nossos jovens foram criados em condições que promovem a busca rápida do prazer máximo e sem obrigações. O problema é que essa forma de lidar com o desejo produz situações de dificuldade para os jovens. Isso os leva ao divã.

BUSCA DO PRAZER – Muitos jovens encontram dificuldade para desenvolver plenamente uma vida sexual. Isso parece paradoxal, porque hoje em dia o sexo é muito acessível. Mas na verdade essa facilidade leva à busca de uma vida sexual sem compromisso, que proporcione um prazer ocasional, como o cinema, a bebida ou a dança. Há aí uma mudança interessante, talvez uma tentativa de se proteger em relação ao compromisso que uma vida sexual pode evocar. A idéia é aproveitar sem se engajar, mas isso impõe uma questão: eles aproveitam plenamente? Esse é o fenômeno que chamei de nova economia psíquica. Ele é fundado sobre o princípio da busca imediata de prazer máximo, sem freios nem restrições. Esses momentos de prazer, que proporcionam uma satisfação profunda, são vividos, mas não organizam a existência, nem o futuro. Ou seja, a existência é feita de uma sucessão de momentos sem nenhuma projeção no futuro, de momentos que podem desaparecer porque não terão continuidade.

EXISTÊNCIA VIRTUAL – O mundo virtual proporcionado pela internet faz sucesso por se tratar de um mundo lúdico. É um mundo coerente com a maneira de viver dos jovens, não exige engajamento nem compromisso. Ali qualquer um pode viver uma série de vidas sucessivas sem nenhum compromisso definitivo. As pessoas querem se distanciar da realidade não porque ela seja assustadora ou sem-graça, mas porque ela implica sempre um limite. Além disso, a realidade requer uma identidade, um objetivo mais ou menos claro na vida, ao passo que esses exercícios virtuais não pressupõem nenhuma identidade, nenhuma perspectiva e ainda derrubam todos os limites, incluindo os do pudor e da polidez.

TERAPIAS BREVES X PSICANÁLISE – A psicanálise não busca nenhum tipo de cura, não se propõe a isso. Está, portanto, na contramão da medicina, cuja história é rica em experiências baseadas na cura, com métodos variados. Alguns desses métodos, até pelos efeitos de sugestão, não são ineficazes. Mas é preciso saber se nós preferimos os métodos fundados sobre a sugestão ou se consideramos que é melhor privilegiar a livre atitude e o pensamento de cada pessoa, e assim estimular nela sua autonomia de julgamento. Nos períodos de crise moral, como o atual, proliferam os métodos que prometem a cura. Aos que escolhem esse caminho, só me resta desejar boa sorte.

ANTIDEPRESSIVOS E TRANQÜILIZANTES – A saúde hoje é algo que se calcula em bilhões de dólares. É compreensível e até inevitável que os laboratórios estimulem o alto consumo de medicamentos como os psicotrópicos. A questão é que a hipermedicalização apresenta muito mais riscos do que vantagens. No caso das crianças, por exemplo, isso fica evidente. Sobretudo no que diz respeito ao uso precoce, recomendado pelos laboratórios, de neurolépticos (inibidores de distúrbios psicóticos) . Esses medicamentos vêm sendo utilizados nas crianças para tratar distúrbios de personalidade ou combater problemas como insônia ou falta de apetite, entre outras coisas. Trata-se de algo absolutamente condenável, com implicações nefastas tanto sobre o desenvolvimento quanto sobre o estado físico da criança. Outra conseqüência grave da hipermedicalização é a predisposição do indivíduo para desenvolver dependência química. Primeiro, de remédios. Mas em seguida, possivelmente, de produtos fora do mercado legal. Com isso, poderemos chegar ao ponto em que a dependência vai parecer uma situação absolutamente normal, porque em muitos casos terá começado na infância.

PROZAC X FREUD – O Prozac e as idéias de Freud convivem. Às vezes de forma harmoniosa, às vezes não. A questão é: será que devemos apostar em um procedimento que vai tratar o conjunto dos problemas psíquicos pelas drogas? Ou devemos continuar a levar em conta, primeiramente, a livre escolha do sujeito e, em segundo lugar, o próprio papel do corpo? Nesse sentido, um produto como o Prozac desencadeia um curto-circuito. Dou um exemplo. Digamos que surja amanhã uma droga que, agindo sobre os centros cerebrais, produza um prazer sexual bem superior ao que se pode obter com o corpo. O que vamos preferir? Isso ou um acesso ao prazer sexual que continua a passar pelo corpo, mesmo não tendo a mesma qualidade do que pode ser proporcionado pela droga que atua diretamente sobre o cérebro? Eis o tipo de questão que o Prozac traz.

Matéria publicada em Veja.com , em 23 de abril de 2008.

Nara Coelho comenta*

Kardec analisou a família, profundamente.

Não se restringiu ao parentesco material, que se acaba com a morte do corpo físico. Penetrou os liames que mantêm unidos tanto os encarnados como os desencarnados, constituindo a família espiritual. Aquela que não se separa nem com a morte do corpo físico.

Assim, os espíritas sabem que os laços de família resultam das necessidades evolutivas, determinadas pelas nossas próprias ações.

A deterioração da família, que gera graves conseqüências para vida social do país, reflete o materialismo levado ao extremo, que alimenta o orgulho e o egoísmo, que por sua vez, se expandem em incontáveis ações destruidoras.

São filhos ricos de pais pobres de amor, são filhos pobres, muitas vezes sem pais. São pais ricos ou pobres buscando fora de casa a renda de que se sentem carentes. São filhos ricos ou pobres abandonados. Pais que trocam de parceiros na busca frenética pelo prazer pessoal, ignorando a responsabilidade que têm de dar exemplos superiores aos filhos, segurança, limites, amor, ajudando-os, enfim, na iluminação do mundo interior… E os filhos, por sua vez, repetem essas atitudes infelizes, que extrapolam os limites da vida material, arrastando-se ao longo das reencarnações, alimentando o círculo vicioso dos sofrimentos. Ontem eram filhos, hoje são pais, amanhã serão filhos, novamente; sempre na esteira do sofrimento. Deste sofrimento que, parece, ser eterno na Terra.

A família, entretanto, não vai acabar. Ela é a base de toda humanidade. Ela passa e passará por contínuas metamorfoses, até que a dor acerba resultante do seu abandono moral faça seus formadores aprenderem o indispensável equilíbrio, fundamentado no amor e na moral. Não naquela moral aparente, que acobertava loucuras de todos os matizes, traições, falsidades, protegida pelo verniz social. Mas a moral ensinada por Jesus. Aquela que nos ensina a amar, a perdoar, a servir, a ser solidário, trabalhando para que cada um dos membros da nossa família evolua e alcance a educação integral, contribuindo para o bem comum. E essa dor acerba já nos visita, encharcando-nos os lares e as sociedades de lágrimas e de sangue.

“Os males da humanidade provêem das imperfeições dos homens” ensina-nos Kardec.

Com o Espiritismo, aprendemos as lições de eternidade do espírito que tem, entretanto, na vida material, as incontáveis oportunidades de reajustamento moral para com as leis da vida. E o lar é o ambiente ideal para que as almas reencarnadas e devedoras entre si, alcancem a sublime oportunidade de se reaproximarem, se reajustarem, e reconstruírem o que, um dia, destruíram.

Charles Melman faz um diagnóstico do estado doentio em que se encontra a família moderna. Ele está certo. Existe, porém, um tratamento que foi prescrito por Jesus há mais de 2000 anos e abandonado nos escaninhos de nossa memória milenar. E, por bondade divina, foi trazido de volta por Kardec.

Assim, temos o diagnóstico e temos o tratamento. Mas, a cura depende de cada um de nós. De enfrentarmos a responsabilidade de espíritos em evolução que somos e com “olhos de ver e ouvidos de ouvir” assumirmos nosso lar e nossos filhos com a serena percepção de que representam o grande trunfo para a nossa felicidade pessoal, familiar e da sociedade em que vivemos.

  • Nara Coelho, mineira de Juiz de Fora, formada em Direito pela Faculdade de Direito da UFJF, é expositora espírita nos Estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, articulista em vários jornais, revistas e site de diversas regiões do país.