2007-11-11 Finados

Finados
Vera Sá


Pensando sobre o assunto, relendo algumas questões de “O Livro dos Espíritos” que falam da comemoração dos “mortos”, só vinha na minha mente a palavra marcante e forte: Saudade! Parece que aflora ao lê-la apenas tristezas, choro, imenso vácuo no peito...

De repente, pensei o quanto isso tudo atinge os nossos entes que já retornaram à Pátria Espiritual e a necessidade de transformarmos a saudade em uma lembrança positiva, numa recordação da presença deles em nossa encarnação e da nossa no convívio com eles, mas de forma a sorrirmos enquanto as cenas surgem de nossa memória.

Até porque, como nos apresenta Joanna de Ângelis, no livro “Após a Tempestade”, “... os seres amados recebem onde se encontram, vivos após a morte, os dardos da revolta negativa para eles, como as lembranças afáveis do amor. O pensamento é força vital gravitando no Universo. A vida sempre devolve conforme recebe...”, e assim como está na moda falar, temos por isso que “repaginar” esse conceito.

Essa é a verdade maior: a meta é a reelaboração de nossas relações enquanto tivermos essa oportunidade.

“O Evangelho Segundo o Espiritismo”, no Capítulo XXIII, Item 8, nos recorda que o respeito que devemos consagrar não é à matéria e sim ao espírito, isto é, pensar em tudo de bom que não foi perdido diante da ausência física e dar o real sentido e peso.

“Saudade é a presença da ausência”, frase do Reformador/1986, que reforça a idéia de comemoração dos mortos, quando surgiu pela iniciativa dos gauleses. Eles honravam não os cadáveres e sim, com poesias e outros movimentos em casa, a evocação e comunicação com seus ditos mortos, de maneira alegre e com carinho.

Por isso, leio, reflito, penso neles, choro e sorrio, pois “recordar é viver” e morte não existe!



Associação Portuguesa de Pedagogia Espírita promove seminário em janeiro

Com o tema "Educar para a Mudança", será realizado no sábado, dia 24/01, das 9h às 18h, o 1º Seminário de Pedagogia Espírita. O local escolhido para o evento é o Auditório Nobre da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Clérigo egípcio pede que fiéis rezem menos e trabalhem mais

Excessos na expressão de religiosidade por parte da população egípcia - que afeta a produtividade do país - levou um importante clérigo a recomendar que as pessoas rezem menos e trabalhem mais. José Antonio M. Pereira comenta.

Abrigo Teresa de Jesus, no Rio, completa 90 anos

Com palestra de Cesar Reis, será comemorado no próximo dia 10 de janeiro, um sábado, às 17h, o aniversário desta instituição que tem como projeto social dar assistência a mais de 354 crianças das comunidades carentes próximas.