2007-09-12 Pena de morte

EM DEFESA DA VIDA

PENA DE MORTE – I


Matar criminosos não resolve: eles não morrem.

Seus corpos descerão à sepultura, mas eles, espíritos imortais, seguirão vivos e ativos, pesando negativamente no ar que respiramos.

E muitos poderão voltar piores do que foram.

O problema da criminalidade alimenta-se do egoísmo social, da exacerbação dos conceitos materialistas de vida, da deseducação e do desamparo das multidões ignorantes e carentes, que se revoltam contra os desníveis da fortuna e os exemplos irresponsáveis de corrupção, exibicionismo e desperdício.

Sem que essas causas letais sejam removidas, será inútil e contraproducente o apelo a falsas soluções de violência punitiva, cujo efeito será apenas o agravamento das vinditas e o favorecimento a erros judiciais irreparáveis. Para quem não ama a vida que tem, e odeia os seus semelhantes, a ameaça de morte só faz aguçar-lhe a ferocidade e o desespero.

A função diretiva dos Governos, em todos os níveis de autoridade, não pode ser a de implacáveis carrascos vingadores. Cabem-lhes, sim, as responsabilidades de prevenir e combater o crime, conter e recuperar os criminosos, minorar as carências sociais, provendo educação e assistência para todos.

Será ilusão infeliz e criminosa a instituição de um Estado homicida e uma Justiça assassina, para viabilizar a paz social através da crueldade e do desforço.

O “não matarás” continua sendo lei divina, cujo descumprimento trará sempre, inevitavelmente, as mais desastrosas conseqüências.

E não adianta matar o corpo de um Espírito imortal, que somente o amor legítimo e fraterno pode transformar o bem, a felicidade e a paz.


(Transcrito de “Reformador”, pág. 290, outubro de 1991)



Encontro sobre "O Livro dos Espíritos" acontece no Rio

Com o tema "Estamos prontos para crescer?", o Centro Espírita Léon Denis promove, em sua sede, no Rio de Janeiro, a 28ª edição do Encontro sobre O Livro dos Espíritos, no período do Carnaval, de 19 a 21 de fevereiro de 2012, das 8h30min às 13h. As inscrições já se encontram abertas.

Menino desafia opinião médica e sobrevive a câncer com terapia fotodinâmica

Diagnosticado com uma rara forma de câncer em 2006, um menino de 10 anos vem surpreendendo especialistas na Grã-Bretanha pela melhora em seu estado de saúde depois de se submeter a um tratamento alternativo à quimioterapia. Luiz Gustavo C. Assis comenta.

Divaldo Franco participa de eventos em Campo Grande, MS

A Federação Espírita de Mato Grosso do Sul realiza duas atividades com o expositor espírita Divaldo Pereira Franco: o Seminário “A Gratidão em nossas vidas”, dia 5 de fevereiro 2012, às 14h30min, e uma Palestra Pública, dia 6 de fevereiro de 2012, às 19h30min. Inscrições já abertas.