2007-09-12 Depois do estresse, a depressão

Estresse

Depois do estresse, a depressão


Pouca gente sabe, mas a maioria dos casos de depressão, que já é considerada um dos grandes males do século 21, começa com o estresse crônico ou agudo. Esse problema, juntamente com os distúrbios no sistema cardiovascular podem ser considerados os principais perigos que o estresse pode provocar.

Segundo o psiquiatra Renério Fraguas Junior, situações estressantes podem desencadear outros problemas além da depressão, como a síndrome do pânico e o transtorno bipolar, em que o estado do paciente oscila entre o eufórico e o depressivo.

O contrário também pode acontecer. Da mesma forma que pessoas submetidas a estresse são mais suscetíveis à depressão, as pessoas deprimidas têm mais propensão a se sentirem pressionadas e a se encontrarem em situações estressantes, ou seja, a depressão também favorece o estresse.

Fragilidades no sistema cardiovascular também costumam ser potencializadas com a depressão. Isso quer dizer que aqueles que já tiveram algum problema com o coração e apresentarem depressão associada a exposição ao estresse têm cerca de três vezes mais chance de sofrer um enfarte. 

http://www.terra.com.br/saude


Vida e Saúde – Qualidade de Vida
Redação Terra: Thais Gurgel



'Favelas poderiam servir de modelo para cidades do futuro'

Uma cidade em que as pessoas caminhem mais e dirijam menos e onde a vontade da comunidade seja respeitada e considerada no planejamento urbano. Parece um sonho distante? Para sir David King, um exemplo para as cidades-verdes do futuro. Jorge Hessen comenta.

Encontro sobre Léon Denis no Rio de Janeiro

Será realizado no dia 3 de abril de 2015, de 8h30 às 13h no Centro Espírita Léon Denis (CELD) do Rio de Janeiro, o 28º Encontro Espírita sobre a Vida e a Obra de Léon Denis. O tema central é “Os Grandes Problemas”. O estudo foi elaborado a partir da segunda parte do livro “Depois da Morte”, de Denis.

Animais recebem passe espiritual para cura de doenças em São Paulo

Centros espíritas da capital paulista realizam tratamento espirituais em animais doentes. A Asseama, que é uma das casas espíritas, chega a receber, por mês, 2 mil bichos. Conheça como ela funciona e como são os passes. Claudio Conti comenta.