2007-09-12 Depois do estresse, a depressão

Estresse

Depois do estresse, a depressão


Pouca gente sabe, mas a maioria dos casos de depressão, que já é considerada um dos grandes males do século 21, começa com o estresse crônico ou agudo. Esse problema, juntamente com os distúrbios no sistema cardiovascular podem ser considerados os principais perigos que o estresse pode provocar.

Segundo o psiquiatra Renério Fraguas Junior, situações estressantes podem desencadear outros problemas além da depressão, como a síndrome do pânico e o transtorno bipolar, em que o estado do paciente oscila entre o eufórico e o depressivo.

O contrário também pode acontecer. Da mesma forma que pessoas submetidas a estresse são mais suscetíveis à depressão, as pessoas deprimidas têm mais propensão a se sentirem pressionadas e a se encontrarem em situações estressantes, ou seja, a depressão também favorece o estresse.

Fragilidades no sistema cardiovascular também costumam ser potencializadas com a depressão. Isso quer dizer que aqueles que já tiveram algum problema com o coração e apresentarem depressão associada a exposição ao estresse têm cerca de três vezes mais chance de sofrer um enfarte. 

http://www.terra.com.br/saude


Vida e Saúde – Qualidade de Vida
Redação Terra: Thais Gurgel



Após 70 anos de namoro... eles se casaram

Tem mulher que reclama que está sendo enrolada pelo namorado ao esperar 5, 7, 9 anos pelo casamento. Agora imagine esperar por 70 anos... Foi o que aconteceu com a aposentada Maria Poutrole, de 90 anos. Ela e Damaso Bitencourt, de 103, se casaram. Claudia Cardamone comenta.

O surpreendente lado ruim de ser bonito

É praticamente impossível para a maioria de nós imaginar que ser bonito demais pode ser algo negativo, a ponto de prejudicar vários aspectos da vida de alguém. Mas estudos sobre o assunto realizados nas últimas décadas indicam que a beleza traz suas maldições. Cristiano Carvalho Assis comenta.

Seminário Espírita em São Paulo

Será realizado no dia 30 de maio de 2015, de 16h30 às 19h30 no Centro Espírita Casa do Caminho, o Seminário “Homossexualidade Sob a Ótica Espírita”. O facilitador será Andrei Moreira, palestrante, escritor, médico homeopata e presidente da Associação Médico-Espírita de Minas Gerais.