2007-09-12 Depois do estresse, a depressão

Estresse

Depois do estresse, a depressão


Pouca gente sabe, mas a maioria dos casos de depressão, que já é considerada um dos grandes males do século 21, começa com o estresse crônico ou agudo. Esse problema, juntamente com os distúrbios no sistema cardiovascular podem ser considerados os principais perigos que o estresse pode provocar.

Segundo o psiquiatra Renério Fraguas Junior, situações estressantes podem desencadear outros problemas além da depressão, como a síndrome do pânico e o transtorno bipolar, em que o estado do paciente oscila entre o eufórico e o depressivo.

O contrário também pode acontecer. Da mesma forma que pessoas submetidas a estresse são mais suscetíveis à depressão, as pessoas deprimidas têm mais propensão a se sentirem pressionadas e a se encontrarem em situações estressantes, ou seja, a depressão também favorece o estresse.

Fragilidades no sistema cardiovascular também costumam ser potencializadas com a depressão. Isso quer dizer que aqueles que já tiveram algum problema com o coração e apresentarem depressão associada a exposição ao estresse têm cerca de três vezes mais chance de sofrer um enfarte. 

http://www.terra.com.br/saude


Vida e Saúde – Qualidade de Vida
Redação Terra: Thais Gurgel



Encontro em São Paulo

Nos dias 25 e 26 de março de 2017 acontecerá no Espaço Guanabara o 1º Encontro Fraternidade Sem Fronteiras. Na programação, música, dança, vídeo, literatura, bazar e palestras de Divaldo Franco, Jorge Godinho, Aila Pinheiro, Rossandro Klinjey, Andrei Moreira, Pastor Milton, Wagner Moura e Wellerson Santos.

A militar que morreu após tratamento contra câncer com bicarbonato de sódio

Naima Houder-Mohammed foi diagnosticada com câncer de mama, se tratou e foi considerada curada. Mas após 2 anos foi detectado que seu câncer havia retornado. Sua situação era tão séria que foi oferecido a ela um tratamento paliativo até sua morte. Claudio Conti comenta.

Conferência Espírita será realizada no Paraná

De 17 a 19 de março de 2017 acontecerá no Expotrade Convention Center, em Pinhais, no Paraná, a 19ª Conferência Estadual Espírita. O tema central é “160 anos de Espiritismo na Terra”. Na programação, palestras de Divaldo Franco, Alberto Almeida, Haroldo Dutra Dias e Sandra Della Pola.