2007-09-12 Depois do estresse, a depressão

Estresse

Depois do estresse, a depressão


Pouca gente sabe, mas a maioria dos casos de depressão, que já é considerada um dos grandes males do século 21, começa com o estresse crônico ou agudo. Esse problema, juntamente com os distúrbios no sistema cardiovascular podem ser considerados os principais perigos que o estresse pode provocar.

Segundo o psiquiatra Renério Fraguas Junior, situações estressantes podem desencadear outros problemas além da depressão, como a síndrome do pânico e o transtorno bipolar, em que o estado do paciente oscila entre o eufórico e o depressivo.

O contrário também pode acontecer. Da mesma forma que pessoas submetidas a estresse são mais suscetíveis à depressão, as pessoas deprimidas têm mais propensão a se sentirem pressionadas e a se encontrarem em situações estressantes, ou seja, a depressão também favorece o estresse.

Fragilidades no sistema cardiovascular também costumam ser potencializadas com a depressão. Isso quer dizer que aqueles que já tiveram algum problema com o coração e apresentarem depressão associada a exposição ao estresse têm cerca de três vezes mais chance de sofrer um enfarte. 

http://www.terra.com.br/saude


Vida e Saúde – Qualidade de Vida
Redação Terra: Thais Gurgel



Simpósio Espírita em Santa Catarina

Será realizado no dia 8 de agosto de 2015, no Centro Multiuso de São José/SC, o 1º Simpósio da Associação Médico-Espírita de Santa Catarina. O tema central é “Ciência, Saúde e Espiritualidade”. Na programação, palestras de Gilson Luis Roberto (RS), Sérgio Felipe (SP), Julio Goetzer, Luiz Melo e Odi Oleiniscki (SC).

Primeiro roubo em 50 anos causa comoção em vilarejo britânico

Canna é uma pequena ilha de apenas 7 km de extensão na Escócia onde vivem cerca de 20 pessoas. O incidente aconteceu em uma loja gerenciada por voluntários que vendia comidas, produtos de higiene pessoal e outros utensílios. Jorge Hessen comenta.

Eventos Espíritas no Rio de Janeiro

De 31 de julho a 2 de agosto acontecerão no Teatro Odylo Costa Filho (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro), o 1º Encontro da Cultura e Pesquisa Espírita e o 12º Colóquio França-Brasil. O tema central é "Espiritismo, elo de duas culturas", com conferências, mesas redondas e debates.