2007-09-12 Depois do estresse, a depressão

Estresse

Depois do estresse, a depressão


Pouca gente sabe, mas a maioria dos casos de depressão, que já é considerada um dos grandes males do século 21, começa com o estresse crônico ou agudo. Esse problema, juntamente com os distúrbios no sistema cardiovascular podem ser considerados os principais perigos que o estresse pode provocar.

Segundo o psiquiatra Renério Fraguas Junior, situações estressantes podem desencadear outros problemas além da depressão, como a síndrome do pânico e o transtorno bipolar, em que o estado do paciente oscila entre o eufórico e o depressivo.

O contrário também pode acontecer. Da mesma forma que pessoas submetidas a estresse são mais suscetíveis à depressão, as pessoas deprimidas têm mais propensão a se sentirem pressionadas e a se encontrarem em situações estressantes, ou seja, a depressão também favorece o estresse.

Fragilidades no sistema cardiovascular também costumam ser potencializadas com a depressão. Isso quer dizer que aqueles que já tiveram algum problema com o coração e apresentarem depressão associada a exposição ao estresse têm cerca de três vezes mais chance de sofrer um enfarte. 

http://www.terra.com.br/saude


Vida e Saúde – Qualidade de Vida
Redação Terra: Thais Gurgel



Confraternização Espírita em MT

De 29 a 31 de julho de 2016 acontecerá na Josi Eventos mais uma edição anual da Confraternização dos Espíritas de Mato Grosso (CONEMAT). O tema central é “As Leis Divinas como instrumento para ser feliz”. Na programação, palestras de Alberto Almeida, Alirio de Cerqueira Filho e do convidado especial Raul Teixeira.

Belga pede autorização para eutanásia por não se aceitar gay

Um homem gay belga quer receber autorização legal para morrer. Para isso, argumenta que sofre psicologicamente por não conseguir aceitar sua sexualidade. Ele diz já ter pensado cuidadosamente sobre o momento em que sua vida chegará ao fim. Jorge Hessen comenta.

Seminário Espírita em Goiás

Acontecerá no dia 25 de julho de 2016, a partir das 20h no Auditório Bezerra de Menezes da sede da Federação Espírita do Estado de Goiás (FEEGO), o Seminário “Memórias de um Suicida”. Cauci de Sá Roriz e Aldemir Rodrigues farão as palestras baseadas na obra psicografada por Yvonne Pereira. A entrada é franca.