2007-09-12 Depois do estresse, a depressão

Estresse

Depois do estresse, a depressão


Pouca gente sabe, mas a maioria dos casos de depressão, que já é considerada um dos grandes males do século 21, começa com o estresse crônico ou agudo. Esse problema, juntamente com os distúrbios no sistema cardiovascular podem ser considerados os principais perigos que o estresse pode provocar.

Segundo o psiquiatra Renério Fraguas Junior, situações estressantes podem desencadear outros problemas além da depressão, como a síndrome do pânico e o transtorno bipolar, em que o estado do paciente oscila entre o eufórico e o depressivo.

O contrário também pode acontecer. Da mesma forma que pessoas submetidas a estresse são mais suscetíveis à depressão, as pessoas deprimidas têm mais propensão a se sentirem pressionadas e a se encontrarem em situações estressantes, ou seja, a depressão também favorece o estresse.

Fragilidades no sistema cardiovascular também costumam ser potencializadas com a depressão. Isso quer dizer que aqueles que já tiveram algum problema com o coração e apresentarem depressão associada a exposição ao estresse têm cerca de três vezes mais chance de sofrer um enfarte. 

http://www.terra.com.br/saude


Vida e Saúde – Qualidade de Vida
Redação Terra: Thais Gurgel



Simpósio será realizado em Pernambuco

De 1º a 3 de agosto acontecerá no Teatro Guararapes (Centro de Convenções) o 9º Simpósio de Estudos e Práticas Espíritas de Pernambuco. Na programação, palestras de Alberto Almeida, Augusto Cury, Décio Iandoli Júnior, Sérgio Lopes, Simão Pedro e Denizard de Souza.

Casa é demolida após exorcismo e fenômenos incomuns no RS

O caso se tornou o principal assunto da cidade e mobilizou vizinhos e autoridades locais. Segundo moradores, objetos se movimentavam sozinhos e pedras caíam. Policiais, assistentes sociais e até médium foram chamados ao local. Jorge Hessen comenta.

Semana Espírita em Manaus

De 28 de julho a 1º de agosto de 2014 acontecerá no Auditório da Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas a 7ª Semana Espírita de Manaus. O tema central e "Viver é simples, não complique" e será desenvolvido pelos palestrantes José Alberto, Dori Vania Cunha, Eloisa Oliveira, Silvestre Santos e Evandro Noleto.