2007-09-12 Depois do estresse, a depressão

Estresse

Depois do estresse, a depressão


Pouca gente sabe, mas a maioria dos casos de depressão, que já é considerada um dos grandes males do século 21, começa com o estresse crônico ou agudo. Esse problema, juntamente com os distúrbios no sistema cardiovascular podem ser considerados os principais perigos que o estresse pode provocar.

Segundo o psiquiatra Renério Fraguas Junior, situações estressantes podem desencadear outros problemas além da depressão, como a síndrome do pânico e o transtorno bipolar, em que o estado do paciente oscila entre o eufórico e o depressivo.

O contrário também pode acontecer. Da mesma forma que pessoas submetidas a estresse são mais suscetíveis à depressão, as pessoas deprimidas têm mais propensão a se sentirem pressionadas e a se encontrarem em situações estressantes, ou seja, a depressão também favorece o estresse.

Fragilidades no sistema cardiovascular também costumam ser potencializadas com a depressão. Isso quer dizer que aqueles que já tiveram algum problema com o coração e apresentarem depressão associada a exposição ao estresse têm cerca de três vezes mais chance de sofrer um enfarte. 

http://www.terra.com.br/saude


Vida e Saúde – Qualidade de Vida
Redação Terra: Thais Gurgel



Pesquisadores em MG avaliam efeitos do passe espírita na medicina

As pesquisas foram feitas por médicos, estudantes de medicina, profissionais da área da saúde e voluntários de centros espíritas. Depois de três anos, o grupo chegou à conclusão de que a prática é considerada uma terapia complementar à medicina convencional. Marcia Leal Jek comenta.

Arte Espírita em São Paulo

De 10 a 18 de dezembro de 2016 acontecerá no Centro Espírita do Calvário ao Céu o 11º AMARTE – Encontro de Artes e Estudo Espírita. O tema central é “Semente que desperta é ser mente em movimento”. Na programação, palestras de Plínio Oliveira, Edegar Tão, Artur Valadares e André Luis Bordini, além de outras atividades.

Encontro Espírita no Mato Grosso

Nos dias 10 e 11 de dezembro de 2016 acontecerá na sede da Federação Espírita do Estado de Mato Grosso (Espaço FEEMT) o Encontro Estadual de Comunicação Social Espírita. O tema central é “Comunicar: Uma Virtude Cristã” e os facilitadores serão Alírio de Cerqueira Filho, Merhy Seba, Ivana Raiscky, Mayara Paz e Tiago Toledo.