2007-09-12 Depois do estresse, a depressão

Estresse

Depois do estresse, a depressão


Pouca gente sabe, mas a maioria dos casos de depressão, que já é considerada um dos grandes males do século 21, começa com o estresse crônico ou agudo. Esse problema, juntamente com os distúrbios no sistema cardiovascular podem ser considerados os principais perigos que o estresse pode provocar.

Segundo o psiquiatra Renério Fraguas Junior, situações estressantes podem desencadear outros problemas além da depressão, como a síndrome do pânico e o transtorno bipolar, em que o estado do paciente oscila entre o eufórico e o depressivo.

O contrário também pode acontecer. Da mesma forma que pessoas submetidas a estresse são mais suscetíveis à depressão, as pessoas deprimidas têm mais propensão a se sentirem pressionadas e a se encontrarem em situações estressantes, ou seja, a depressão também favorece o estresse.

Fragilidades no sistema cardiovascular também costumam ser potencializadas com a depressão. Isso quer dizer que aqueles que já tiveram algum problema com o coração e apresentarem depressão associada a exposição ao estresse têm cerca de três vezes mais chance de sofrer um enfarte. 

http://www.terra.com.br/saude


Vida e Saúde – Qualidade de Vida
Redação Terra: Thais Gurgel



'Rei do Plástico', milionário indiano doa fortuna e larga tudo para virar monge

Um dos homens mais ricos da Índia renunciou a sua fortuna e ao casamento para seguir uma vida espiritual de total austeridade. Bhanwarlal Doshi tornou-se monge do jainismo, uma das religiões mais rigorosas e tradicionais da Ásia. Sergio Rodrigues comenta.

Jornada Espírita em São Paulo

De 4 a 7 de setembro de 2015 acontecerá a Jornada Espírita de Presidente Prudente e Região. O orador convidado será André Luiz Sobreiro - membro da Rede Amigo Espírita. As palestras serão realizadas em Casas Espíritas dos municípios de Presidente Prudente, Rancharia e Presidente Venceslau.

Simpósio no Rio de Janeiro

Será realizado no dia 30 de agosto, na Ação Social Espírita Eurípedes Barsanulfo, o Simpósio “Céu e Inferno”. O evento comemora os 150 anos do livro “O Céu e o Inferno” e contará com as palestras: “Céu e Inferno – Existem?”, “A Evolução dos Espíritos, por Allan Kardec” e “A Justiça Divina, Segundo o Espiritismo”.