2007-09-12 Depois do estresse, a depressão

Estresse

Depois do estresse, a depressão


Pouca gente sabe, mas a maioria dos casos de depressão, que já é considerada um dos grandes males do século 21, começa com o estresse crônico ou agudo. Esse problema, juntamente com os distúrbios no sistema cardiovascular podem ser considerados os principais perigos que o estresse pode provocar.

Segundo o psiquiatra Renério Fraguas Junior, situações estressantes podem desencadear outros problemas além da depressão, como a síndrome do pânico e o transtorno bipolar, em que o estado do paciente oscila entre o eufórico e o depressivo.

O contrário também pode acontecer. Da mesma forma que pessoas submetidas a estresse são mais suscetíveis à depressão, as pessoas deprimidas têm mais propensão a se sentirem pressionadas e a se encontrarem em situações estressantes, ou seja, a depressão também favorece o estresse.

Fragilidades no sistema cardiovascular também costumam ser potencializadas com a depressão. Isso quer dizer que aqueles que já tiveram algum problema com o coração e apresentarem depressão associada a exposição ao estresse têm cerca de três vezes mais chance de sofrer um enfarte. 

http://www.terra.com.br/saude


Vida e Saúde – Qualidade de Vida
Redação Terra: Thais Gurgel



Jornada Espírita no Maranhão

De 29 de junho a 3 de julho acontecerá no Centro Espírita Amor e Caridade a 19ª Jornada Espírita de Açailândia. O tema central é “Jesus Cristo, Guia e Modelo da Humanidade”. Na programação, palestras e seminários com Ana Luiza Nazareno, Fabio Carvalho, Haidée Neiva, André Gayoso e Merlânio Maia. Haverá também feira de livros espíritas.

Segundo pesquisa, 40% dos sem-teto dos EUA são adolescentes homossexuais

A dura luta contra o preconceito e a homofobia possui aspectos cruéis. Segundo cálculo do Centro de Progresso Americano, mais de 300 mil jovens tiveram de recorrer a abrigos públicos após serem mandados embora de casa pelos próprios pais por sua orientação sexual. Jorge Hessen comenta.

Encontro Jovem no Maranhão

De 22 a 24 de julho de 2016 acontecerá no Colégio Cidade de São Luís o EJEM - Encontro de Jovens Espíritas do Maranhão. O tema central é "Sexo, Amor e Espiritualidade". O encontro é organizado pelo Departamento de Infância e Juventude da Federação Espírita do Maranhão. Poderão participar jovens a partir de 14 anos.